“Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?” Essa é a pergunta que centenas de montenegrinos responderam neste sábado ao plebiscito informal do Movimento Separatista do Sul. A consulta foi promovida por voluntários do movimento “O Sul é meu país” em pelo menos 900 cidades dos três estados, com cerca de 3 mil pontos. Em Montenegro, as oito urnas tiveram 2.305 votos. A meta era 2.322.
A voluntária Ângela Leci Franscico conta que o movimento pretende arrecadar um milhão de assinaturas até março do próximo ano. Com isso, o projeto pode ser formalizado e encaminhado a Brasília. Para ela, os três estados têm capacidade econômica e política de se manter como país. “Só o nosso Estado é muito rico em impostos que mandamos para fora”, argumenta.
Os participantes também foram convidados a assinarem o “Projeto de Lei de Iniciativa Popular” que será entregue às assembleias legislativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para que um plebiscito formal possa ser convocado em 2018 ao mesmo tempo em que ocorrem as eleições de outubro.
Para ser votado oficialmente, o projeto precisa ter assinaturas de, no mínimo, 1% dos eleitores de cada Estado.