Eco Pila passará a recolher também lixo orgânico

A partir do dia 28 de abril o projeto Eco Pila traz mais uma novidade, além de destinar corretamente materiais recicláveis, também passará a recolher o lixo orgânico. Os resíduos serão recebidos nos pontos de coleta do projeto, mas sem a distribuição da moeda social. Para destinar os resíduos orgânicos no Eco Pila, o cidadão terá que ir até um ponto de coleta e solicitar um baldinho com o saquinho biodegradável para colocar o resíduo.

A entrega poderá ser feita semanalmente em um dos locais de coleta. Em Montenegro a coleta dos resíduos para o Eco Pila é realizada todas as quintas-feiras, das 7h ao meio-dia, na rua Capitão Cruz, junto da Praça Rui Barbosa. Já em Pareci Novo o recolhimento acontece na primeira quarta-feira do mês, das 8h às 11h, na Rua Coberta.

Podem ser destinados materiais como: sobras de frutas e verduras, cascas de ovos, ervas de chimarrão, flores, folhas e gramas, filtros e borras de café, sachês de chá, guardanapos, papéis e papelões picados sem tinta, comidas cruas e cozidas, restos de carne, ossos e fezes de animais. O destino dos resíduos será a empresa Bio-C, onde serão mixados e passarão por um processo natural conhecido como compostagem. Após este processo, o composto está pronto e poderá ser usado em lavouras, jardins e hortas.

Florence Polking Lenhardt, Bióloga da empresa Bio-C, aponta que o recolhimento de materiais orgânicos através do Eco Pila trará mais conscientização sobre a importância de dar a destinação correta também para esse tipo de resíduo. “Ao realizarmos a compostagem, diminuímos a quantidade de lixo orgânico descartado e encaminhado aos lixões e aterros sanitários, reduzindo também inúmeros impactos ambientais causados ao meio ambiente. A compostagem completa todo o ciclo de reciclagem dos orgânicos, gerando vida e uma produção saudável e sustentável”, destaca Florence.(WM)

Últimas Notícias

Destaques