Dom Paulo De Conto deixa o comando da Diocese

Bispo. Depois da renúncia aceita pelo Papa Francisco, aos 75 anos, ele passa o título de gestor a Dom Carlos Romulo

Foi aceita ontem pelo Papa Francisco a renúncia de Dom Paulo De Conto ao cargo do bispo da Diocese de Montenegro, conforme publicação da Santa Sé. Esse é um dever que todos os governantes pastorais têm de cumprir ao completarem 75 anos. A coordenação, a partir de agora, caberá a Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, que foi acolhido na Catedral em junho deste ano. A cerimônia oficial de posse ocorrerá no próximo dia 27, às 20h, na Catedral.

Apesar de não estar mais oficialmente à frente da Diocese, Dom Paulo continua à disposição da Igreja e recebe o título de bispo emérito, ou seja, ele permanece gozando do prestígio do cargo que ocupava, atuando como uma espécie de conselheiro. Além disso, vai residir em Montenegro, mesmo sendo de Jacarezinho, uma localidade de Encantado. “Eu me sinto melhor na Diocese. E ficar no local em que a representei é comum entre os bispos”, explica Dom Paulo.

Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva é o segundo bispo que responde pela Diocese. Ele nasceu em 24 de janeiro de 1969, em Piratini, Pelotas. Estudou no seminário São Francisco de Paula, graduou-se em Filosofia, Teologia e fez mestrado em Teologia Espiritual. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1994, em sua cidade de berço. Embora tenha se incumbindo como bispo de Montenegro agora, Dom Carlos já havia sido nomeado para o mesmo cargo na catedral São Francisco de Paula, em Pelotas. No mesmo mês, assumiu como coadjutor da Diocese de Montenegro e, agora, ocupa a cadeira de Dom Paulo De Conto.

“Minha gratidão é ao Dom Paulo De Conto, que me acolheu com tanto afeto no início do ministério episcopal. Realmente me sinto em casa, como um irmão, entre tantos irmãos e irmãs”, reforça Dom Carlos. Segundo o bispo, a missão da Catedral é servir, animar e enviar os batizados à sua vocação própria de buscar a santidade. “Ficamos felizes, também, por Dom Paulo ter escolhido permanecer conosco, em nossa cidade e Diocese, partilhando de sua sabedoria e alegria”, finaliza.

Últimas Notícias

Destaques