Agroindústria de Santos Reis atua na produção de geleias
Nesta semana, foi inaugurada oficialmente a agroindústria Doces Vapor Velho. O empreendimento da família Kauer, em Santos Reis, é o primeiro do município a produzir geleia de bergamota. A cerimônia de inauguração foi prestigiada pela comunidade e lideranças da política local.
“Vocês são um orgulho para Montenegro e estarão levando o nome da cidade para diversas regiões”, resumiu o prefeito Carlos Eduardo Müller em sua fala. Os vereadores Erico Velten (PDT), Cristiano Braatz (MDB) e Joel Kerber (Progressistas) também estiveram presentes.
Velten falou sobre a importância de empreendimentos do tipo no combate ao êxodo rural. “Precisamos manter o nosso agricultor no interior. Os jovens precisam ser estimulados a continuar e, ainda, aprimorar as atividades dos pais”, declarou.
A Doces Vapor Velho é um negócio familiar. Além da geleia de bergamota, que é seu carro-chefe, os Kauer produzem geleias de laranja e de bergamota com pimenta. Um “cri-cri”, feito de lascas das cascas de citros caramelizadas também é fabricado e comercializado.
A ideia da empresa surgiu já em 2015 e, em novembro de 2016, a estrutura da agroindústria começou a ser construída na propriedade da família. A mãe Vânia, o pai Claudio Fernando e os filhos Charles e Gilberto Kauer realizaram diversas capacitações e destacam o apoio da Emater para tirar o projeto do papel. Hoje, cada um deles tem um papel diferente no negócio.
Desde o ano passado, eles comercializam a geleia de bergamota em menor escala e, agora, oficialmente inaugurados, pretendem intensificar a atividade. Os Kauer sempre trabalharam com a venda do citros in natura na localidade. A Doces Vapor Velho foi uma oportunidade percebida para agregar valor à propriedade e conseguir uma renda extra. “Essa é a realização de um sonho”, colocou o filho Charles durante a cerimônia de inauguração do empreendimento.