Dia do Descarte Correto coleta móveis

O objetivo foi mobilizar e conscientizar a população montenegrina a destinar o lixo inaproveitável da forma certa

O Dia do Descarte Correto edição especial Semana da Água 2020, aconteceu nesta quarta-feira, 14, na Orla do Rio Caí, na Rua Coronel Álvaro de Moraes, próximo à Câmara dos Vereadores, das 9h às 16h. O foco foi a conscientização e mobilização para descarte do lixo inaproveitável de forma correta a fim de evitar impactos ou prejuízos ambientais.  Foram recolhidos resíduos não aproveitáveis como: pilhas, óleo de cozinha usado armazenados em garrafa pet, vidros, garrafas pet, lâmpadas, eletroeletrônicos. Especialmente nesta edição houve a coleta de móveis inservíveis de pequeno porte, limitado a um por pessoa por conta do espaço limitado para armazenamento.

“Esta ação estava na programação da Semana da Água, e foi adiada devido ao mau tempo”, informa Daniela Garateguy que é integrante da comissão organizadora. É uma mobilização social que enfatiza a importância da água, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e contempla a 27ª Semana Interamericana da Água, a 20ª Semana Estadual da Água do RS e a 6ª Semana Municipal da Água.

Muitas pessoas se dirigiram ao local para fazer o descarte de objetos sem serventia que não podem ser descartados no lixo comum. “Esta iniciativa é muito importante, desde quando começou houve participação da população, hoje trago periféricos de computador antigo, que meu avô deixou guardado em casa esperando este dia”, aponta Arthur Lauer de Almeida que já participou anteriormente por duas vezes. Fernanda Isse descartou um pequeno armário danificado por enchente e declara: “Esperamos por este dia, pois aqui acontecem enchentes frequentemente e acabamos perdendo móveis por isto e precisamos descartá-los”. Marcos Guarani trouxe para coleta aparelhos de DVD’s, estabilizadores e maquina fotográfica, ele acredita que as pessoas precisam desenvolver a cultura de guardar o lixo para descartar corretamente. César Cechinel também participou descartando aparelho de TV, vidros, pilhas e tetra pak.

O material recolhido vai para reciclagem correta, que é desmanchado e reaproveitado ou vai para destruição térmica, para não contaminar o meio ambiente, principalmente o óleo de cozinha que é um dos maiores poluentes, informa Marco Aurélio Fernandes, funcionário responsável pela coleta e transporte da empresa Telemonte, que foi parceira nesta edição.

 

Últimas Notícias

Destaques