Atividades se estendem até a quarta-feira, 14, incluindo palestras, ações lúdicas, pedágio educativo e hora do conto visando alertar para o problema
Cultura, arte, educação, saúde e conhecimento integrados com o propósito de conscientizar sobre os riscos gerados pelo mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. A Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti teve início no último sábado, 10, na Praça Rui Barbosa.
Através da Vigilância em Saúde, a ação tem como objetivo alertar a comunidade sobre a importância de combater o mosquito. E dando o pontapé inicial nas atividades, com o “Dia D”, escolas municipais e estaduais de ensino fundamental participaram da abertura, com apresentações artísticas, de paródias, exposição de cartazes e mascotes. Também foi realizado o brechó da escola Ana Beatriz Lemos, parceria com o Rotary Clube de Montenegro, e o Brique da Estação. Um público considerável passou pelo local durante as atividades, com início às 9h.
A professora da Escola Municipal Cinco de Maio, Maria Berenice Nunes explica que, em sala de aula, diversos conteúdos relacionados foram trabalhados com os alunos. Lecionando para a pré-escola, a docente destaca a importância da conscientização dentro do ambiente de ensino. “Apresentei vídeos, trouxe questionamentos e explicações sobre o mosquito. Também foi lido um texto e eles produziram um desenho dentro da temática de combate ao Aedes. As larvas do inseto podem se desenvolver, muitas vezes, dentro das residências da comunidade. E com a compreensão do risco, os estudantes podem ajudar os pais na luta contra esse mosquito que é tão perigoso”, pontua.
Professora aposentada, Ana Maria de Brito soube por colegas de profissão sobre o “Dia D” e também compareceu. “Muitas pessoas não valorizam e nem se conscientizam, deixam água parada, acumulada em vasos. E desenvolver esse projeto de conscientização, principalmente, e também com a participação das escolas, é de extrema importância. É o local onde as famílias estão muito presentes e onde há um engajamento grande”, termina.
Taís Lopes, Rosemere da Rosa da Silva e Mara Rosângela Ribeiro, professoras da Ana Beatriz Lemos, montaram o brechó na Praça no sábado. Com o auxílio do Rotary, para arrecadação de roupas, calçados e acessórios, contam que todo o valor conseguido com as vendas será revertido em prol dos alunos da instituição. “No fim de novembro tem o passeio ao zoológico. Então o objetivo é custear a viagem a todos os alunos da escola”, destaca Mara.
Confira a programação
Segunda-feira
8h/14h- Hora do Conto – Combate ao Aedes aegypti, na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira
8h30min- Lançamento do Projeto “Parceiros Estratégicos”, no Hospital Montenegro 100% SUS
14h- Palestra para agentes de combate às endemias e agentes comunitários de Saúde com a arquiteta sanitarista e chefe adjunta da Vigilância Ambiental do Estado, Tânia Stasiak Wilhelms, na sala 6 da Estação da Cultura
Terça-feira
8h/14h- Hora do Conto – Combate ao Aedes aegypti, na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira
9h- Atividades lúdicas, na EMEF Ana Beatriz Lemos
Quarta-feira
8h/14h- Hora do Conto– Combate ao Aedes aegypti, na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira
9h- Pedágio Educativo, na rua Ramiro Barcelos, em frente à Praça Rui Barbosa
14h- Entrega de prêmio para os vencedores do concurso de paródias e mascotes, no gabinete do prefeito