Dezembro Verde conscientiza sobre a posse responsável de animais

MONTENEGRO. Palestras e atividades diversas marcam a campanha na cidade

O mês de dezembro em Montenegro é marcado pela campanha Dezembro Verde, voltada à conscientização sobre a posse responsável de animais e à prevenção contra maus-tratos e abandono. A abertura oficial ocorreu nesta semana. Painéis educativos, palestras, organizada pela Vigilância Ambiental e pela Secretaria de Meio Ambiente, brechó e pedágio fazem parte da programação.

A iniciativa é liderada pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, e conta com o apoio de organizações locais de proteção animal. O objetivo é promover a educação sobre cuidados com os animais.

Juliete Dhein Guadagnin, chefe de bem-estar animal, destaca que a campanha busca orientar a população sobre as responsabilidades de adotar e cuidar de um animal. Ela explica que interessados ​​em adotar passam por entrevistas e preencher formulários que incluem orientações sobre vacinas, castração, higiene, alimentação e cuidados gerais. Essa triagem é feita pelas ONGs. A castração é oferecida gratuitamente pela Prefeitura, por meio do projeto Bem-Estar Animal.

A vereadora Ana Paula Machado, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e ONGs locais, reforça que as ações do Dezembro Verde nas escolas são fundamentais para sensibilizar as novas gerações. “Acreditamos que a melhor forma de cuidar dos animais é a educação”. A programação educativa está sendo planejada para continuar ao longo do próximo ano, com visitas mensais às escolas para tratar de temas como vacinação, castração e prevenção de doenças.

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pelo encaminhamento de animais para castração, consultas veterinárias e atendimentos de emergência. “Recebemos diariamente pedidos de ajuda relacionados a animais tutorados e de ONGs, incluindo casos de atropelamento, envenenamento, tumores e até cavalos debilitados deixados nas ruas. Atendemos ainda pedidos relacionados a animais silvestres, como gambás”, relata Juliete.

A campanha destaca a importância do esforço conjunto entre o poder público, ONGs, veterinários e a comunidade para garantir o bem-estar dos animais e combater a violência e o abandono.

Atividades também são realizadas em escolas, com estudantes de variadas idades

Orientações para combater maus-tratos e abandono

A população é orientada para denunciar casos de abandono e maus-tratos. Projetos educativos estão sendo realizados em escolas, com palestras e a criação de materiais informativos. Um exemplo é a cartilha desenvolvida por alunos da UNISC e da Escola SESI, que será distribuída em breve. O material tem informações sobre cuidados com os animais, o impacto das cheias e incentivo a adoção responsável.

Canais para denúncia

Patram (51) 3649 9558 ou WattsApp 51 98599 9005
Brigada Militar 190
Bem-estar Animal 3649 1829

Enchente aumentou número de animais nas ruas

Após as enchentes, Montenegro registrou aumento significativo no número de animais em situação de rua. Para minimizar o impacto desse cenário, um projeto emergencial do Governo Federal foi implementado, com o objetivo de atender os animais das famílias atingidas pelas cheias. No âmbito desse projeto, mais de 300 animais foram castrados em um período de 45 dias. As clínicas credenciadas pela Prefeitura Municipal ampliaram suas agendas de trabalho para atender demandas emergenciais.

Segundo Juliete, além das ações governamentais, a população tem colaborado na causa. Muitos dos animais encontrados nas ruas passaram a ser cuidados como “cães comunitários”, recebendo atenção dos moradores dos bairros. As redes sociais desempenham um papel importante na divulgação de animais perdidos ou abandonados, conectando tutores e voluntários. As ONGs locais também trabalham diariamente para resgatar e cuidar desses animais, promovendo campanhas de adoção e conscientização.

No dia 21, será realizada Feira de Adoção, com cadastro para castração e informativos. Foto/crédito: Jornal Ibiá

Dezembro Verde: confira a programação

07/12 – Sábado
8h às 12h – Brechó em prol dos animais e cadastro para castrações – SOS Amigo Animal
Local: Casa do Produtor Rural

8h30 às 14h30 – Pedágio da AMOGA
Local: Praça Rui Barbosa

9h às 13h – Amo meu Pet – Atendimento veterinário gratuito, informações e cadastros
Local: bairro Estação

17h – Bingo ONG Patinhas da Esperança
Local: Clube do Comércio
14/12 – Sábado
9h às 17h – Brechó em prol dos animais – SOS Amigo Animal e Cachorreiros e Gateiros
Local: Supermercado Mombach – Timbaúva

21/12 – Sábado
9h às 18h – Feira de Adoção, cadastro para castração, informativos, doação de amostras grátis
Local: Estacionamento DESCO

9h às 18h – Pedágio Cachorreiros e Gateiros
Local: Ruas Ramiro Barcelos e Dr. Bruno de Andrade

Últimas Notícias

Destaques