Homenageada no evento, Fundarte leva um pouco do seu trabalho à atividade que marca o Dia da Independência do Brasil e ocorre no bairro Timbaúva
A Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) mostrará um pouco do seu trabalho no desfile cívico de 7 de Setembro. No ano em que completa 45 anos de atividades educativas, culturais e artísticas, a instituição é homenageada neste ano no município. O desfile inicia às 7h30min, na rua Bruno de Andrade, no bairro Timbaúva, com a participação de 40 instituições
.
A homenagem é um reconhecimento pelo trabalho da fundação que contribui para Montenegro ostentar o título de Cidades das Artes. São mais de quatro décadas fomentando diferentes projetos e ações de cultura e arte no município e na região. Além dos cursos e projetos sociais desenvolvidos, a instituição oferece à comunidade diversas apresentações, tais como peças teatrais, concertos, shows, espetáculos de dança, exposições e mostras que compõem o seu calendário anual de eventos culturais. Muitos dos espetáculos são gratuitos ou com ingressos a valores acessíveis, oportunizando o acesso a todos. Seus eventos e apresentações dos grupos de alunos em outros municípios projetam o nome de Montenegro.
A vice-diretora de comunicação da Fundarte, Priscila Mathias, antecipa que o desfile da instituição será divido por alas e, através de faixas, haverá uma breve apresentação do trabalho desenvolvido pela fundação. “Uma ala será dos alunos que, junto com seus professores, mostrarão através de figurinos e adereços, um pouco do que é feito no dia a dia da Fundarte”, acrescenta.
A estimativa é a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre funcionários, professores e alunos. “A Fundarte recebeu o convite com muita alegria. Será a primeira vez que a fundação será homenageada em um desfile de 7 de setembro”, salienta Priscila. Essa iniciativa marcará os 45 anos da instituição, completados em junho, mas que estão sendo celebrados durante o ano todo com eventos diversos.
A diretora municipal de Cultura, Priscila Nunes, afirma que a estimativa é da participação de 6 mil pessoas desfilando, representando as 40 instituições participantes, entre escolas municipais e estaduais, grupos sociais e religiosos, assim como diferentes entidades de classe. Ela acrescenta que a Polícia Civil fará a abertura do desfile, programado para iniciar às 7h30min.
Para a realização do desfile, o trânsito terá alteração a partir das 5h30min desta sexta-feira. O evento ocorre na rua Dr. Bruno de Andrade, que terá seu acesso bloqueado nos cruzamentos com a rua Dr. Hans Varelmann e com a rua Torbjorn Weibul. Para concentração dos alunos, serão utilizados trechos ao entorno da rótula junto às ruas Dr. Hans Varelmann e Bruno de Andrade. O desfile ocorre no sentido bairro/Centro. Em caso de chuva, segundo a organização, as escolas promoverão momentos cívicos internos com seus alunos.
Os homenageados
No município, além da Fundarte, será também homenageada a professora Lena Rozi da Rocha Pithan, falecida em 30 de julho de 2017. Ela dedicou 32 anos de trabalho junto à rede municipal de ensino. Neste ano, a EMEF Esperança teve seu nome alterado para EMEF Lena Rozi da Rocha Pithan.
A homenagem estadual é para o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. E, a nacional, para o projeto Rondon, do Ministério da Defesa, que leva jovens universitários para atuarem com comunidades carentes pelo país.
A fundarte
Memória – Os 45 anos da Fundarte remetem à reabertura do Conservatório Municipal de Música, no dia 7 de junho de 1973, que deu origem à fundação. A reabertura ocorreu durante os festejos do centenário de Montenegro, com o apoio do governo municipal, comandado pelo então prefeito Roberto Atayde Cardona. Em 1981, houve a inauguração do Centro Cultural de Montenegro, abrigando a Biblioteca Pública, o Teatro Roberto Atayde Cardona e, na época, o Conservatório de Música. Nos anos de 1982 e 1983, a partir de vários estudos, foi tomada a resolução de transformar o tradicional Conservatório em Fundação. Em 1º de outubro de 1984 foi instalada a Fundarte.
Comunidade – A Fundarte tem participação ativa na comunidade, se fazendo presente através de seus grupos, alunos e professores em eventos promovidos pela Administração Municipal, por escolas, empresas, clubes de serviços e entidades beneficentes, bem como por meio dos projetos de descentralização e acessibilidade.
Uergs – O prédio da Fundarte abriga a unidade montenegrina da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que desde 2002 oferece os cursos de licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.