Pagamentos, apostas, depósitos, extratos e saques já são serviços o bastante para lotarem as casas lotéricas em algumas épocas do mês. Com a pandemia, entrou o limite de atendimento nos bancos e as dúvidas em relação ao saque emergencial de R$ 600,00. Aí, a demanda pelo atendimento ficou ainda maior.
“Isso tá uma loucura. Tem gente que nem tem direito e está vindo para ver se tem o dinheiro”, lamenta o responsável pela lotérica da Timbaúva, Diego da Rosa Gallas, sobre o auxílio do governo. “E outra que a gente nem está bem informado. A Caixa não passou para a gente como é feito o procedimento”. Ele conta que a equipe tem instruído o cidadão a acessar o site ou o aplicativo do programa para receber as informações.
Por dias, Gallas acabou abraçando a demanda pelo serviço lotérico de todo o Município. É que as outras duas casas de Montenegro, no centro, não estavam atendendo. Uma segue fechada; e a outra, que recomeçou os atendimentos no fim da semana passada, por dias estava sem sistema. Filas e longo tempo de espera acabaram virando corriqueiros . Infelizmente, ainda seguem, mesmo com a retomada dos serviços em uma das unidades centrais.
“Tem que esperar. Fazer o quê?”, opinou a dona de casa Magda Maria de Souza, 54, aguardando para ser atendida. Na segunda-feira, a fila para atendimento na lotérica ao lado do Café Comercial, respeitando o limite de um metro de distância de pessoa para pessoa, quase alcançou a agência do Sine, na outra esquina. Na correria, uma das atendentes do estabelecimento contou que a equipe acabou sendo reduzida pois, no receio à contaminação pelo novo coronavírus, teve funcionários que deixaram o serviço.
No Timbaúva, Gallas conta que a procura é por todos os serviços e reconhece que alguns não precisariam, necessariamente, serem feitos de forma presencial. “Mas tem muita coisa que tem que ser pessoalmente para fazer”, salienta. Ele avalia que, em meio à crise, as apostas nas loterias tiveram queda, mas não tem números exatos. “Nesse tumulto todo, a gente ainda nem fez bem esse controle”, colocou.
A Caixa Econômica Federal disse à reportagem do Ibiá que está trabalhando para restabelecer, junto à empresa permissionária, os atendimentos na terceira lotérica da cidade, que segue fechada. Não deu prazos. A instituição salientou a importância dos estabelecimentos, que prestam serviços essenciais aos cidadãos, mas apontou que está reforçando os serviços digitais e remotos, para evitar deslocamentos e aglomerações.