Cufa Montenegro faz entrega de 190 ítens do projeto Cuidar Tchê 60+

Na sexta-feira, dia 10, foram distribuídos em Montenegro itens adquiridos por Governo do Estado e Conselho Estadual da Pessoa Idosa para o “Projeto Cuidar Tchê 60+”, que atende idosos afetados na catástrofe climática de 2024. A operacionalização é feita pela Cufa RS, que na cidade entregou cerca de 190 eletroeletrônicos e utensílios de cama, mesa e banho a 32 famílias em vulnerabilidade social.

O coordenador da Cufa local, Rogério Santos, assinala que os nomes foram enviados pelo Estado com base do CadÚnico, Cadastro Único do Governo Federal para programas sociais. Em setembro os voluntários da Cufa realizaram a busca ativa dos beneficiados, com limite de um idoso acima dos 60 anos por núcleo familiar e que na época da enchente morasse na área da mancha de inundação.

O Cuidar Tchê 60+ permite que o cidadão escolha os bens que mais necessite, até um limite de R$ 3.000,00. Santos destaca o critério que respeita a pessoalidade. “É importante salientar que tem essa dignidade da pessoa fazer a escolha”, comentou. , ao deixar o benefício a critério da pessoa. Desta forma, alguns receberam até seis itens, desde roupa de cama, louça, televisão e até geladeira.

Sobre o projeto

Serão beneficiados 1,9 mil idosos com kits personalizáveis em 4 categorias: cozinha – fogão, refrigerador, mesa, cadeiras, filtro de água, jogos de panela, pratos, copos e talheres; dormitório – jogos de lençol, toalhas, cobertores, travesseiros, colchões e camas; mobilidade – cadeira de rodas, muleta e andador; e eletroeletrônicos, que são máquina de lavar e televisão. O investimento é de R$ 6 milhões, do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi), deliberado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) dentro do Plano Rio Grande. Não foi assinalado se haverá segunda etapa, mesmo diante da dificuldade de encontrar quem mudou de endereço após a enchente. *veja abaixo entrevista com beneficiados em Montenegro

Últimas Notícias

Destaques