O frio demorou para chegar, mas o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) em parceria com o Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (Recreo) já estavam preparados para as temperaturas baixas que o Estado se deparou nos últimos dias. A ação prestada é direcionada às pessoas em situação de rua e tem como objetivo principal acolher moradores de rua durante as noites frias.
Segundo a coordenadora do Creas, Vera Scherer, a equipe do Creas recebe e conduz as pessoas em situação de rua para o Recreo para protegê-los do frio intenso, durante os últimos períodos noturnos, em que os termômetros têm registrado baixas temperaturas.
A ação de Inverno é uma intensificação do serviço já oferecido durante todo o ano. De acordo com Vera, as equipes trabalham na busca de pessoas para ampará-las e incluí-las nos serviços de atendimento social. A equipe do Creas conduz as pessoas até o serviço de acolhimento, financiado pela Prefeitura, para que possam se alimentar, realizar a higiene pessoal e, também, dormir até o amanhecer para que não fiquem expostas ao frio.
Além disso, a Assistência social também realiza distribuição de agasalhos para quem precisa. O serviço hoje necessita de doações de roupas de Inverno para homens e crianças, travesseiro, roupas de cama, cobertores e sapatos de crianças. De acordo com a diretora de Assistência Social, Leila Ternes, os agasalhos devem estar em condições de uso e peças de verão não são necessárias no momento. “Doação é desapego, e não descarte”, diz Leila.
Saiba mais:
O Creas, que fica localizado na rua São João 1065, atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. O contato e denúncias para pessoas em situação de rua podem ser feitos por telefone no 3649-1480. Fora do horário de expediente, as pessoas devem procurar diretamente o Recreo, na rua Capitão Porfírio, 1575, telefone: 3632-2275.
Já os agasalhos podem ser retirados no prédio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), que fica localizado na rua Col. Apolinário de Moraes, 1705, nas segundas e terças-feiras, das 8hmin às 11h30min e nas quartas 9h30min às 11h30min. É preciso realizar um pequeno cadastro, e é recomendado levar documento e sacolas.