Corsan instalará boosters para melhor abastecimento

Altos do Cantegril e Morro dos Barretos serão os beneficiados

A Câmara de Vereadores de Montenegro aprovou por unanimidade, na sessão dessa quinta-feira, 13, dois Projetos de Lei (PLs nº 13 e nº 14) que autorizam a concessão de uso não onerosa de terrenos da Prefeitura à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Nos locais serão instalados boosters, equipamentos essenciais para o aumento da pressurização e vazão da água em pontos de abastecimento de regiões com problemas de oscilação de pressão. A iniciativa visa garantir melhorias no fornecimento de água nos bairros São Paulo e Faxinal.

A primeira concessão foi solicitada para a instalação de um booster no bairro São Paulo, especificamente para atender a região do loteamento Altos do Cantegril, onde os moradores enfrentam problemas de oscilação na pressão da água. O equipamento será responsável por garantir a distribuição eficiente da água para os pontos mais altos da localidade. Já a segunda concessão autorizada pelo Legislativo será destinada à instalação de um booster no bairro Faxinal, com foco na localidade do Morro dos Barretos.

A área, em constante crescimento populacional, sofre com oscilação de pressão e falta de abastecimento regular no ponto mais alto, especialmente no período de verão, quando a demanda por água é maior.
Conforme a Corsan, a instalação do booster nos locais qualificará o sistema de abastecimento de água para os bairros São Paulo/Altos do Cantegril e Morro dos Barretos, tendo em vista que o equipamento controla a pressão de bombeamento e acelera o fluxo de água. “O primeiro passo, após a disponibilização do terreno, será a ligação de energia elétrica para posterior instalação do equipamento, o que ainda não tem data para acontecer”, informou a companhia, em nota.

Marcos Fernando já instalou a caixa para ligação na rede da Corsan, agora aguarda a água chegar até a localidade

Morro dos Barretos espera pela água

Silésia de Oliveira, moradora há 21 anos no Morro dos Barretos, relata que a falta de água é um problema recorrente, especialmente durante o verão, quando a população depende de caminhões-pipa para o abastecimento. “Nosso poço já não consegue mais atender a demanda. Com a água da Corsan, vai ser melhor para todos nós, porque não dependeremos mais da energia para bombear a água do poço e nem da espera pela água do caminhão”, comenta.

Marcos Fernando Motta, morador da localidade há seis anos, também compartilha sua experiência. Ele explica que a Corsan já realizou a instalação dos canos da rede de abastecimento no local, mas a água não chega nos pontos mais altos . Para ele, a instalação do booster será fundamental para resolver a escassez que afeta a todos. “Com a água da Corsan, nossa vida vai melhorar. Vamos deixar de depender da água de um único vizinho que tem poço e do caminhão-pipa”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques