Incômodo. Semana começou com a quinta quebra em rede d’água adutora em apenas sete dias deste novo ano
Na tarde da última segunda-feira, sétimo dia do novo ano, os moradores de Montenegro sofreram com o quinto rompimento de rede da Corsan. Desta vez aconteceu na adutora da Avenida Julio Renner (Via II), afetando seis bairros e três vilas. Esse tipo de problema criou uma situação tão curiosa quanto prejudicial aos moradores, após dois rompimentos em adutoras na quarta-feira, dia 2; e outros dois na última sexta-feira, dia 4. O chefe da unidade, Lutero Fracasso, afirma que é difícil diagnosticar uma situação “atípica” como essa, pois variáveis afetam as redes subterrâneas.
Primeiro, ele defende que esse tipo de crise havia sido reduzido em Montenegro ao longo de 2018, revertida por uma sequência de ocorrências entre o fim do ano e janeiro de 2019. Um efeito natural que afeta os canos é a temperatura do ambiente. Acontece a retração da estrutura nos dias mais frios e a dilatação nos mais quentes.
Trepidação devido à passagem de veículos de grande porte ou variações abruptas na pressão – o “golpe de aríete” – causadas por picos de energia elétrica nas bombas também trazem impacto à rede. A repetição em ao menos dois pontos é explicada por serem entradas de rede, locais de maior pressão perto dos motores. Ele não relacionou com o aumento de consumo no verão.
Últimos rompimentos
Janeiro
Quarta-feira – dia 2 = rompimento de uma rede de água na rua Fernando Ferrari, bairro Industrial; e outra na rua Coronel Apolinário de Moraes, no Centro;
Sexta-feira – dia 4 = novamente rompimento na rua Cel Apolinário de Moraes (na subida em frente a GTC (Internet), seguida de outra na rua Ramiro Barcelos (em frente a loja Radan), ambas no Centro;
Segunda-feira – dia 7 = rompimento no Via 2, bairro São Paulo.
Dezembro
Dia 10 – rompimento na rua João Pessoa (ao lado da Prefeitura);
Dia 18 – rompimento na Ramiro Barcelos esquina com Santos Dumont (Mombach);
Novembro
Dia 13 – esquina entre Cel. Apolinário de Moraes e Santos Dumont (na GTC Internet);
Dia 16 – novamente na rua Cel. Apolinário de Moraes, quadra entre ruas Santos Dumont e Santo Antônio;
Dia 26 – na Ramiro Barcelos (em frente à Loja Radan)