A Expointer 2024 foi marcada pela superação. Mesmo em um período de retração econômica devido às cheias, os negócios mantiveram os bons resultados do ano passado. Ao todo, as cooperativas Sicredi, Sicoob, Cresol, Unicred, Cotribá, Cotricampo, Sul Leite (AF) e Cootegal movimentaram R$ 525 milhões na Expointer.
Ao longo de nove dias de evento, a Casa do Cooperativismo recebeu mais de 3.600 visitantes, que puderam conhecer mais sobre o fazer cooperativo. Ao todo, 35 cooperativas e também federações utilizaram as salas do espaço para reuniões, ativações e divulgação de produtos. O bolicho da Casa apresentou mais de 150 itens e lançamentos de diversas cooperativas registradas no Sistema Ocergs.
“Fizemos uma Expointer de superação. Os números de negócios são proporcionais ao cenário que enfrentamos e mostram que precisávamos avançar nas medidas de apoio do Governo Federal. Nós fizemos isso. Durante a Expointer, atuamos fortemente nas negociações com a União e conseguimos um bom acordo dentro do possível, o que só foi possível graças ao apoio das entidades e do trabalho do Sistema Ocergs”, destaca Darci Hartmann, presidente do Sistema Ocergs.
Na casa, o presidente recebeu o ministro extraordinário de apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, para diversas agendas em que as medidas de apoio ao cooperativismo foram debatidas. Participaram também líderes de cooperativas e outras federações. Agendas em outras sedes de instituições presentes na Expointer foram realizadas também com a participação dos ministros Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, e Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura e Pecuária.