METAS. Gestão irá focar no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública
O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), de Montenegro, empossou sua nova diretoria no começo da noite dessa terça-feira, dia 1º de dezembro. O evento ocorreu no Auditório da Central de Polícia Civil de Montenegro. A solenidade, que seguiu os protocolos de distanciamento social, foi marcada pela divulgação de novas ações e por uma homenagem prestada ao ex-vice prefeito Marcos Gilberto Leipnitz Griebeler.
O Consepro tem entre suas finalidades o papel de angariar recursos que são utilizados na compra de equipamentos para as forças de segurança. Durante o evento da posse, o delegado Regional, Marcelo Farias Pereira, e o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Pereira Martins, destacaram a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho ao longo dos anos.
O coronel da reserva da Brigada Militar Leodimar Aldo Mantovani assume o posto de presidente do Consepro, sucedendo Nelson Timm. O militar garante que as boas práticas adotadas pelo conselho durante a gestão de Timm serão mantidas. Além disso, assume o compromisso de dedicar seus esforços para que novos projetos sejam desenvolvidos. “Sabemos o quanto o Consepro opera nos bastidores para que a Polícia Civil e a Brigada Militar não parem. Farei o melhor de mim para que o nível se mantenha e para que a gente atenda as expectativas que estão sendo depositadas”, acrescenta o novo gestor.
Uma das grandes metas do grupo de trabalho é divulgar o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). O programa que teve início em Porto Alegre, através do Instituto Floresta, virou lei e permite que empresas destaquem até 5% do valor de ICMS para investimentos na área da segurança pública. A idoneidade do Consepro permite que o órgão fique responsável pela gestão deste processo.
Piseg
Conforme o segundo secretário do Consepro, Karl Heinz Kindel, há cerca de dois anos o grupo vem estudando o funcionamento do Piseg e no início de 2020 chegou a promover uma reunião para discutir a divulgação do mesmo entre as empresas. Contudo, a pandemia atrapalhou as ações. Agora a ideia é procurar as corporações para, com o apoio de contadores, explicar o funcionamento do programa e a contrapartida que ele oferece para quem adere. “Com essa posse, podemos dizer que estamos aptos a ir a campo para poder captar recursos. A partir de agora, vamos procurar as empresas para convidá-las a participar disso”, comenta Karl.
Outra demanda levantada durante a posse foi em relação à possibilidade de cedência de um prédio do Estado para mudança física da Central de Polícia. O local onde estão instaladas a Delegacia Regional, DPPA e DEAM é alugado. A diretoria do Consepro já mostrou na posse que irá lutar para mudar essa realidade. Para tanto foi convidado a participar da solenidade o subsecretário de Patrimônio do Estado, Sérgio Valmórbida, que se comprometeu a abraçar a causa. “Aqui em Montenegro a gente vai conseguir cumprir algumas missões. Temos quatro imóveis bem localizados que poderão ser revertidos para dentro do patrimônio do Estado, como deveria ser, mas que infelizmente pelas condições em que o Estado está não tem como chegar. A gente vai construir alternativas. Contem comigo”, O subsecretário disse ainda que, sem dúvida, a delegacia de Montenegro é a melhor de todos os municípios gaúchos.
Gesto de reconhecimento
O advogado contabilista, ex-vice prefeito de Montenegro, e tesoureiro do Consepro, Marcos Gilberto Leipnitz Griebeler, foi homenageado pela Polícia Civil do Estado, através do delegado Marcelo Farias. Anualmente, na data de seu aniversário, dia 3 de dezembro, a Polícia Civil destaca o trabalho de pessoas da sociedade que se empenham em contribuir para melhoria do trabalho da instituição.
Através de um vídeo, a chefe de Polícia Nadine Anflor, enviou mensagem de gratidão e parabéns a Marcos, pelo gesto cidadão que vem desempenhando no município de Montenegro. “Nesse momento estamos homenageando pessoas da comunidade, que de uma forma ou de outra contribuíram, ao longo deste ano, tão difícil, com o trabalho da nossa instituição. Fica aqui o meu reconhecimento e agradecimento por todo o comprometimento dessas pessoas”, explanou a delegada Nadine.
Marcos Griebeler incentiva os munícipes, independente de cargo ou profissão, para que participem das ações em prol de melhorias para a cidade onde vivem. “Estou muito feliz, venho há muitos anos trabalhando. Sempre digo que a gente pode largar o cargo público e continuar ajudando a comunidade. Temos que nos juntar, não podemos cobrar que as coisas não funcionam sem fazer algo para que melhore. A gente tem que ajudar”, pontua.
Nova diretoria do Consepro
Presidente: Leodimar Aldo Mantovani
Vice- presidente: Paulo Roberto Schneider
Primeiro Secretário: José Lotário Stoffel
Segundo Secretário: Karl Heinz Kindel
Primeiro Tesoureiro: Marcos Gilberto Leipnitz Griebeler
Segundo tesoureiro: Nelson Luiz Timm
Conselho fiscal:
Titulares – Adriano Bergamo, Cicero Gehlen, Carlos Estevao Silveira