Nessa terça-feira, 22, Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) juntamente com a Corsan, realizou uma ação de conscientização na Praça Rui Barbosa. Além da entrega de materiais informativos sobre captação, utilização e economia da água, nas tendas, havia entrega de mudas de plantas nativas frutíferas para a população em geral.
Cristiane Isabela da Costa, técnica em química da Corsan, explica que no dia especial, promovido mundialmente pela Organização das Nações Unidas, a ONU, é fundamental o debate sobre o uso consciente da água. “O tema deste ano são as águas subterrâneas, ou seja, as águas de poço, recurso muito importante nesta época de estiagem, açudes secos e rio muito baixo” destaca.
Ronei Cavalheiro, gestor ambiental da SMMA, diz que a ação é um incentivo ao olhar atento acerca do uso da água da comunidade em suas casas. “Precisamos ter este cuidado com a água. Por exemplo, em casa, em uns cinco minutos que tu deixa a torneira aberta ao escovar os dentes se vão quase 15 litros de água. Um banho de 15 minutos já é usado em torno de 60 litros”, exemplifica.
Cavalheiro pontua que é necessário ter consciência e pensamento focado nas próximas gerações, não apenas na economia de água, mas cuidado com o meio ambiente. “Talvez não vamos estar aqui, mas deixamos um legado interessante para nossos filhos e netos. Precisamos preservar plantando árvores, cuidando do nosso lixo na hora da separação. São diversos fatores que, se prestarmos atenção, conseguimos fazer algo positivo para todo o meio ambiente”, conclui. (IF)