Reconhecer-se negro e a beleza interna e externa disso ou ver nos colegas a beleza de ser negro. Com essa proposta foi realizada a exposição de fotos de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, inaugurada nesta segunda-feira, 21. A ação faz parte de uma série de atividades realizadas em razão do Mês da Consciência Negra.
De acordo com a diretora Rosemere da Rosa da Silva, a proposta era ensinar aos alunos do 1º ao 5º Ano novos conceitos e romper os padrões de beleza comumente impostos. “É perceber a beleza dos colegas”, reforçou. A gestora destacou, ainda, que a escola busca trabalhar o tema da consciência negra ao longo de todo o ano. “Novembro é a culminância de algo que foi trabalhado na escola por muito tempo”, afirmou.
Além da exposição de fotos, também ocorreu a mostra de outros trabalhos relacionados ao tema. Rosemere salientou, ainda, que aos alunos também estudaram como o povo ancestral negro foi escravizado, buscando fazer um resgate da história. (ARH)