A opção pelo cenário do Castelo Kebach para o 2º Celebrate Confraria condiz com a “majestade” das mulheres independentes à frente do seu negócio. No sábado, 23, a Confraria das Empreendedoras, de Montenegro, reuniu suas 20 associadas, 07 convidados e o Coletivo Empreendedoras Negras, em uma tarde de negócios, troca de experiências, desfile de moda e música. No evento foi revelado que a 5ª Feira do Empreendedorismo Feminino (09 de março de 2025, na Estação da Cultura) homenageará as vereadoras eleitas Ana Paula Machado, Josi Paz, Riviane Bühler, Fabrícia Souza e Claudete Eberhardt.
O Celebrate é organizado pela Confraria dentro da Semana do Empreendedorismo Feminino de Montenegro (encerrou nesta segunda-feira, 25), ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A atual presidente da Confraria, Márcia Farias, aponta que, como diz o nome, este é um momento de celebração entre as mulheres que se “empoderaram” no mundo do comércio e serviços.
No estande do Coletivo Empreendedoras Negras, que é organizado pela Sociedade Cultural e Beneficente Floresta Montenegrina, foi destaque novamente o “Sacolé Gourmet do Pi”, que tem Eduarda Domingues na administração. Todavia o projeto foi pensado pelo filho, e sócio, Pietro Borges, o Pi, de 10 anos. As vendas pelo Instagram @sacole.gourmetdopi estão crescendo, e em breve os sacolés caseiros deverão estar em uma plataforma de vendas.
Na exposição de associadas, a “Roda de Panos” revela a diversificação de negócios que a Confraria agrega. A empresa dos montengrinos Fabiana Bueno Sant’Anna e Adair Muniz Semler produz brinquedos educativos, principalmente em madeira, que auxiliam no desenvolvimento motor e intelectual de crianças a partir do zero ano.
A formação dela em Pedagogia e dele em Engenharia Mecânica é a combinação perfeita entre ideia e execução. “Eu rabisco no papel e ele consegue construir”, revela a empreendedora. São 10 anos de atuação no mercado, iniciados por brinquedos em feltro, o que explica o nome, até uma loja física na rua Olavo Bilac, no Centro (ao lado da Corsan).
Confraria acendeu seu brilho
O empreendimento Arosa é um ótimo exemplo do espírito da Confraria. A loja online foi iniciada pela professora Andrea Paula Rosa, que logo trouxe ao ramo das semijoias suas filhas Antônia, 12 anos, e Rafaela, 19; e sua mãe Marinês da Rosa. O quarteto brilhou tanto quanto as peças de ouro e prata durante o desfile das associadas, confirmando o poder da união das mulheres em torno do mesmo objetivo.
“Eu sou um fruto da Confraria”, declarou Andrea. Sua história inicia pelo seu voluntariado junto ao grupo que fundou a Confraria, atraída pela admiração. Ela revela que sempre sonhou ser dona de um negócio; sentimento que aflorou sob influência das mulheres vitoriosas que a organização reúne. O universo da moda, dos produtos voltados às mulheres sempre foi seu objetivo, e a semijóia surgiu na trajetória de avaliação de possibilidade.
Andrea criou tudo da Arosa, logotipo, cor predominante e o slogan “Aqui quem brilha é você”, que sintetiza o pensamento por traz da loja. Rafaela revela que priorizam fornecedores que também sigam o conceito de elevar a autoestima da mulher, muito antes de vender. “Uma forma de fazer as mulheres brilharem”, declarou. (Instagram aa_andrearosa).