Evento aconteceu na Unisc, na última sexta e sábado
No último final de semana, a Unisc Campus Montenegro, sediou a 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Rio Caí. Com o tema “Emergência Climática, o desafio da transformação ecológica e sua interface com a gestão de recursos hídricos e de riscos”, o evento reuniu diversos setores da sociedade para discutir soluções para os problemas ambientais enfrentados pela região.
A coordenadora administrativa da Unisc Campus Montenegro, Aline Diana Rech, destacou, em entrevista ao Estúdio Ibiá, a relevância do evento para a comunidade local. A iniciativa contou com discussões centradas em eixos temáticos definidos pelo Governo Federal, abordados por especialistas nas áreas de gestão ambiental, recursos hídricos e riscos. No sábado, os participantes discutiram propostas concretas para a implementação de ações que afetem toda a Bacia Hidrográfica do Rio Caí, abrangendo municípios além de Montenegro.
Aline reforçou a importância de pensar além dos limites municipais, uma vez que a bacia é formada por várias cidades e o impacto ambiental vai além de Montenegro. “Não adianta a gente tratar de temas só de Montenegro, porque na verdade o Rio Caí vem lá de cima da Serra”, disse. Ela também ressaltou o sucesso da participação da comunidade, destacando que representantes de escolas públicas, poder público, sociedade civil e profissionais da área ambiental participaram ativamente. “O engajamento foi muito bom, e principalmente por toda a comunidade de Montenegro, porque a gente foi muito afetado aqui”, comentou Aline.
A conferência também marcou o início de um trabalho de longo prazo. Segundo Aline, as propostas discutidas na conferência local serão levadas para um debate estadual e, posteriormente, para o cenário federal. “Nós fizemos uma conferência livre aqui, envolvendo toda a Bacia Hidrográfica, não necessariamente só Montenegro, e a elaboração de propostas que serão levadas para um debate em março a nível estadual e em maio a nível federal”, explicou.
Um dos pontos centrais do evento foi a abordagem da gestão hídrica e ambiental. “Quando a gente trata a bacia hidrográfica, a gente está vendo o contexto geral. Não adianta nós pensarmos somente em resolver o problema local, se ele já vem lá de cima”, disse Aline. Ela citou a questão do desassoreamento do rio como um exemplo de problema que exige uma análise técnica cuidadosa. “Se esse desassoreamento começar no topo da bacia, a água vai vir com mais velocidade para Montenegro, porque é aqui embaixo. Então tem que haver um estudo técnico de toda a bacia para definir as ações”, pontuou.
Em relação ao papel da universidade nesse processo, Aline destacou a atuação do Centro Socioambiental da Unisc, que auxilia municípios na realização de diagnósticos socioambientais e no desenvolvimento de soluções sustentáveis. “A universidade tem esse centro, que está acolhendo as demandas e contribuindo com a região do Vale do Rio Pardo e a bacia hidrográfica do Caí”, ressaltou. Os próximos passos, segundo Aline, incluem a elaboração de um relatório com as propostas discutidas, que será enviado ao governo estadual, com o objetivo de contribuir para a próxima conferência estadual.