Concessionária vai recuperar trecho de Muda Boi e projeta duplicar a RSC-287

Obras de restauração devem iniciar no segundo semestre deste ano e duplicação em 2025

Desde 1º de fevereiro deste ano, algumas das principais rodovias estaduais que cortam Montenegro e a região estão sob responsabilidade da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A empresa foi a vencedora do leilão de licitação do ano passado, no programa de concessões do Governo do Estado, assumindo a manutenção de 271 quilômetros do lote 3.

Entre as rodovias sob concessão estão a RSC-287 e a ERS-240, que no caso de Montenegro, incluem o trecho entre as divisas com Capela de Santana e Triunfo, antes administrados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A expectativa é de que, com os recursos oriundos do pedágio, que teve um aumento de 83% nas tarifas na praça de Portão, poderão ser realizadas obras importantes, incluindo melhorias na pavimentação, duplicação, trevos de acesso, passarelas, sinalização, ciclovia, iluminação e serviços de ambulância e guincho.

Pelo contrato, a CSG deverá administrar e explorar as rodovias por trinta anos, prometendo um investimento de R$ 3,4 bilhões. Entretanto, as melhorias devem ocorrer de forma gradativa, com as obras mais relevantes acontecendo só a partir do próximo ano. Em menos de um ano a praça de Portão deverá ser desativada e dois novos pedágios estão previstos para serem instalados na região, sendo um no quilômetro 30 da ERS-240 na localidade de Paquete, junto à divisa de Montenegro com Capela de Santana, e outro no km 4 da ERS-122, em São Sebastião do Caí. As novas praças de pedágio devem ser instaladas em fevereiro do próximo ano.

Trecho do bairro Panorama também deve receber melhorias

Trecho de Muda Boi é prioridade
A situação mais crítica é do trecho da RSC-287, entre o cruzamento com a ERS-411, no trevo do Frigonal, em Passo da Serra, até a BR-386, em Coxilha Velha (Triunfo). O pavimento está em péssimo estado, com muitos buracos, desníveis, falta de sinalização, acostamento e drenagem. O trecho, que passa pela localidade de Muda Boi, era de responsabilidade do Daer e agora também passou para a CSG.

Diretor executivo da concessionária, Paulo Negreiros garante que o trecho de Muda Boi é prioridade da empresa. “Vai sofrer uma intervenção ainda neste ano, para que reabilite o pavimento. Não vai ser uma reabilitação definitiva, mas com certeza vai melhorar muito em relação a hoje”, informa. “Temos até o final do mês de janeiro de 2024 para adequar inicialmente todos os 271 quilômetros da concessão. Porém, este trecho deve ser executado logo no início do segundo semestre deste ano”, completa.

Asfalto está bastante deteriorado no Muda Boi

Paulo Negreiros cita que neste primeiro ano de concessão estão previstos trabalhos iniciais, incluindo capina, roçada, limpeza, drenagem através de liberação de bueiros, reforma de pontes e outros serviços. “É uma intervenção mais leve para colocar as rodovias num estado mínimo de conservação para o usuário”, afirma. O diretor destaca que em 2023 está prevista também a recuperação inicial do pavimento. Ele informou ainda sobre o projeto de duplicação da ERS-240 e RSC-287, no trecho desde Portão até Triunfo, passando por Capela de Santana e Montenegro. “Vai ser duplicado ao longo dos anos, começando a partir do terceiro ano de concessão (2025) e sendo entregue ao final do sétimo ano (2029)”, diz.

Promessa é que trecho do Muda Boi seja executado ainda esse ano

Prefeito fez pedidos
O prefeito Gustavo Zanatta, acompanhado do gerente de contratos e convênios, Sílvio Kael, e do diretor de projetos, engenheiro Daniel Vargas de Oliveira, esteve recentemente em Farroupilha, reunido com diretores da CSG, Ricardo Peres e Paulo Negreiros. Na ocasião, Zanatta pediu atenção especial para o trecho de Montenegro.

Além das melhorias no Muda Boi, Zanatta solicitou a roçada do mato, que cresce em diversos pontos das laterais das RSC-287 e ERS-240. Com a autorização da empresa, a própria Prefeitura realizou a limpeza em alguns pontos estratégicos, principalmente canteiros e rótulas, que dificultavam a visibilidade dos motoristas, aumentando o risco de acidentes. A concessionária também está fazendo a roçada nas margens das rodovias.

Outra demanda solicitada pela comitiva montenegrina foi de melhoria na iluminação da RSC-287, no trecho em que foram construídas as rotatórias pela EGR, junto à entrada do bairro Santo Antônio. Moradores do bairro também pedem mais sinalização e intervenção nas vias laterais, já que muitos motoristas estão trafegando pelas margens do leito central, em alta velocidade, para desviar de caminhões, colocando pedestres e ciclistas em risco. Já no trecho do bairro Panorama, além de sinalização, moradores pedem melhorias na pavimentação, que está com muitos buracos no acostamento e acessos. E foi pedida autorização para instalações de totens temáticos, junto a cinco rótulas, com o nome de Montenegro.

Os diretores da empresa ressaltaram que as podas nas laterais das rodovias estão sendo intensificadas. A autorização para os totens deve ser dada em breve. Quanto aos demais pedidos, como de iluminação, informaram que a empresa fará um estudo. “Temos que buscar essa aproximação com a empresa, que é responsável por trechos importantes e queremos buscar melhorias para a população”, disse Zanatta.

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