Reportagem esteve em dois pontos para verificar a situação dos sanitários
A reportagem do Ibiá esteve recentemente na Praça Rui Barbosa e no Parque Centenário para conferir a situação atual dos banheiros públicos de Montenegro. Apesar da manutenção diária realizada por equipes da Prefeitura, há vários problemas nos sanitários, como mau cheiro, pichações, urina e até fezes no chão.
Na Praça Rui Barbosa, muitas pessoas utilizam os banheiros diariamente, por conta da localização. Mesmo que um funcionário público da Prefeitura faça a limpeza dos sanitários duas vezes ao dia, o cheiro forte chama atenção. Os banheiros da praça ficam abertos de segundas a sábados, das 7h às 19h, quando são chaveados pela Guarda Municipal. Aos domingos, permanecem fechados o dia inteiro, por conta da falta de pessoal para fazer a manutenção.
Através da Assessoria de Comunicação, a Administração Municipal assegura que, no momento, as unidades estão limpas, preservadas e funcionais. A situação, no entanto, poderia estar melhor, mas uma parte da população não colabora. Nos últimos 10 dias, três torneiras precisaram ser trocadas no local após serem danificadas.
Além do cheiro forte de urina, muitas vezes há cheiro de fezes no local, tanto na unidade masculina, quanto na feminina. Isso porque alguns moradores de rua acabam defecando fora do vaso, em algumas ocasiões no chão do banheiro, e até em cima da tampa do vaso sanitário.
“Tem dia que não dá para entrar no banheiro, o pessoal não respeita. A gente vem porque é preciso. Todo mundo usa, as pessoas tinham que cuidar mais. Esses dias, tinha fezes em volta do vaso, por todo o chão”, lamenta Vardeni da Mota, 66, que utiliza o banheiro público da Praça Rui Barbosa praticamente toda semana.
No Parque Centenário, a situação é semelhante, apesar de o local estar fechado para obras no momento. Além do mau cheiro, os sanitários estão completamente pichados, principalmente na parte interna. Quando a reportagem esteve no local, não havia água nos banheiros. A Administração Municipal, via assessoria de comunicação, explicou que a falta de água e o consequente mau cheiro foram causados por um rompimento da rede de água, provocado involuntariamente por operários de empresas durante as obras de melhorias no Parque. O problema já foi resolvido.
Em relação às pichações, a Prefeitura está realizando uma análise das imagens gravadas pelas câmeras de segurança na tentativa de identificar os autores e buscar a sua punição. De qualquer forma, com a revitalização do Parque Centenário, os sanitários também receberão melhorias, o que inclui a remoção das pichações e/ou pintura.
Além disso, a Administração Municipal está elaborando um processo para contratação de uma empresa para fazer a manutenção dos banheiros públicos da cidade.