Obra ocorrerá em três etapas e deve trazer mais segurança para motoristas
A travessia pela rua Vereador João Vicente, que passa por baixo da Ponte Seca da RSC-287, é um ponto estratégico para motoristas que buscam uma alternativa para cruzar a rodovia entre os bairros Centenário e Faxinal. Contudo, o tráfego pela estrutura tem sido um desafio devido aos buracos e à falta de segurança. Para resolver esses problemas, a CSG (Caminhos da Serra Gaúcha) iniciou uma série de melhorias, que prometem trazer mais segurança aos motoristas.
Conforme a concessionária, as obras são uma continuidade dos trabalhos de recuperação já realizados em outras rodovias da região, como as pontes da ERS-240, entre Capela de Santana e Montenegro. O objetivo agora é garantir a preservação das condições da Ponte Seca e melhorar a durabilidade da estrutura, essenciais para a segurança de quem trafega pelo local. Embora já estivessem previstas pelo menos desde 2020, recentemente o vereador eleito Tiago Maratá contatou a consecionária para solicitar agilidade nas obras.
A intervenção será realizada em três etapas: a primeira, que já está em andamento, consiste na limpeza e revitalização da ponte, incluindo a recuperação da sua estrutura e pintura protetora. A segunda fase será a recuperação do retorno, seguido pela pavimentação asfáltica no local. Segundo a CSG, os trabalhos de pavimentação na área da concessão serão executados seguindo cronograma de obras, mas não foi informada uma data para conclusão.
Essas melhorias visam proporcionar uma travessia mais segura e eficiente, solucionando as principais reclamações dos motoristas que, atualmente, enfrentam um trajeto cheio de dificuldades. Com a conclusão das obras, a expectativa é que a Ponte Seca se torne uma alternativa mais segura e funcional, atendendo à demanda da região.
Moradores comemoram melhorias
Moradora da rua Vereador João Vicente, Maria Rosane Menges, compartilhou sua opinião sobre as obras na Ponte Seca da RSC-287. Ela mencionou que, apesar de ainda haver acúmulo de lixo ao longo da rua, acredita que com o tempo esses problemas serão resolvidos.
“É um bom sinal que as melhorias estejam acontecendo, pois a situação aqui no final da tarde e ao meio-dia é bastante complicada. O movimento é muito grande, e as pessoas acabam utilizando a ponte como uma alternativa, o que é perigoso, já que, além dos buracos, a via não tem sinalização”, explicou.
A moradora também comentou sobre os benefícios que as melhorias podem trazer para os moradores da região. “Com a pavimentação e as reformas, além de proporcionar mais segurança para os motoristas, vai ajudar muito a nós, moradores, que lidamos com a poeira constante, já que a rua ainda é de chão batido”, afirmou.
Ela concluiu com uma mensagem de otimismo, esperando que as mudanças tragam não apenas mais conforto e segurança para os motoristas, mas também para os residentes da área. “A expectativa é que, com essas melhorias, a situação melhore para todos nós, tanto em termos de segurança quanto de qualidade de vida”, concluiu.