Conselho Antidrogas está especialmente preocupado com a grande quantidade de jovens que se torna dependente
O alcoolismo, que cada vez mais atinge os jovens, é o principal foco do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) neste ano. A apresentação do tema e do plano de trabalho para 2017 ocorreu na manhã de ontem, em reunião do Conselho realizada no prédio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo. Além dos conselheiros, participaram do encontro alguns membros da sociedade.
O presidente do Comad, Rogério dos Santos, destaca que, apesar de ter um tema principal para trabalhar, o Conselho não irá esquecer de atuar no combate a outras drogas. Segundo ele, o álcool foi escolhido porque está sendo observado na cidade que, cada vez mais, os jovens estão começando a beber com menos idade. “Vamos intensificar a questão da rede para fazer a orientação e prevenção para todas as pessoas. Não estamos dizendo para as pessoas pararem de beber, mas para beberem de forma consciente”, destaca.
Para combater o alcoolismo, o grupo já definiu o seu plano de trabalho. A ideia é atingir o público em geral. Entre as ações propostas, estão rodas de conversas e palestras em escolas e associações de bairro, além de uma semana inteira voltada à prevenção às drogas, que deve ocorrer em junho. De acordo com a segunda secretária do Comad, Elaine de Paula, as atividades a serem realizadas estão definidas, mas nem todas possuem datas marcadas.
Fazem parte do Comad a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal da Saúde, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a ACI, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Central Única das Favelas (Cufa) e o Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (Recreo).