Terceira idade tem consumido mais. Por isso, cuidados também crescem
Como o índice de consumo dos idosos é cada vez maior no mundo todo – e em Montenegro não é diferente, a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) lançou a Cartilha Digital do Idoso. O intuito é orientar os consumidores idosos e evitar transtornos na hora das compras e de outras relações de consumo, especialmente nesta época de Natal e Ano Novo. O secretário executivo, Fábio Junior Barbosa afirma que a ação ocorre principalmente pela incidência de golpes e fraudes com os consumidores idosos desde o início do ano. De acordo com Barbosa, somente no mês de novembro, foram registrados 170 atendimentos, sendo que os idosos responderam por 44% dos casos. Já em dezembro o dado girou próximo dos 50% dos atendimentos para pessoas acima dos 60 anos, mostrando ser uma tendência.
A iniciativa tem como objetivo também informar familiares, para que estejam cientes dos perigos e soluções para auxiliar os idosos. “Este material serve para alertar os familiares que o idoso está sendo a vítima da vez”, destaca Fábio. O material aborda, por exemplo, cuidados com as práticas comerciais desleais e propaganda enganosa, informando como fazer compras, seus direitos e como reclamar. Na última sexta-feira, 17, Fábio apresentou a cartilha para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alexsander Alves, que prontamente se dispôs a ajudar a distribuir o material para que chegue ao conhecimento do maior número de familiares e pessoas idosas, assim evitando contratempos na hora das compras.
Alexsander, que é também soldado do 5° BPM, afirma que a Brigada Militar tem intensificado o olhar sob possíveis golpes contra idosos na cidade, mas nem sempre consegue evitar. “Através do sistema de videomonitoramento da cidade a gente vê alguém suspeito se aproximando de idosos principalmente próximo aos bancos, que é geralmente a primeira abordagem. Em seguida, já desloca viaturas para tentar evitar possíveis golpes. Infelizmente, às vezes foge do nosso alcance”, pontua.
Fábio ainda ressalta que a pandemia ajudou os criminosos na hora de aplicar golpes, principalmente nos idosos. “Por celular, tudo ficou mais fácil para eles [criminosos]. Ficou tudo ocorrendo no digital, sem precisar um contato físico, então, é um prato cheio. Eles mandam uma mensagem completamente falsa para os idosos que muitas vezes não sabem exatamente no que estão mexendo”, pontua. Ele reitera o alerta: fotos de documentos pessoais nunca devem ser encaminhadas através de redes sociais, como o WhatsApp, cada vez mais utilizado para golpes.
Denúncia
A Comdecon orienta que os consumidores idosos ou familiares denunciem qualquer desrespeito que fira seus direitos através do telefone (51) 3632-3122 ou e-mail [email protected]. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h na rua Apolinário de Moraes, 1705, Centro (no prédio da SMHAD.)