Com arte e poesia, escola Álvaro de Moraes realiza feira literária

Alunos apresentaram trabalhos inspirados na obra de Carlos Fernando Leser

PARADES e diversos cantos da escola foram tomados pela poesia e pela arte

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Álvaro de Moraes de Montenegro está repleta de maquetes, desenhos, dobraduras, além de outras formas de arte realizadas pelos alunos. Os trabalhos tiveram como inspiração o livro de poemas do montenegrino Carlos Fernando Leser “Parque di versos”, com ilustrações de Daniel Vêrsa. A instituição de ensino realizou, na manhã desse sábado, dia 23, uma feira literária com a presença do autor.

PARQUE DI VERSOS é o 1º livro infantil do escritor

Os estudantes trabalharam com a obra, a primeira infantil do escritor, por um mês. Foram diferentes atividades, dependendo de cada turma. Teve, por exemplo, a criação de livros baseado na publicação, sarau literário e teatro. “É um sentimento muito gostoso ver que o livro se transformou nas mãos das professoras e dos alunos. É uma felicidade ver que o Parque di versos ganhou vida”, sublinha Leser.

Belas maquetes foram produzidas pelos estudantes, a partir dos textos publicados em Parque Di Versos

As professoras Andreiara Leote, Cássia Dutra e Janaína Vargas ressaltam o envolvimento dos estudantes no projeto. “Realizamos diferentes leituras dos poemas, cada turma teve um olhar para as poesias. As crianças se envolveram, se dedicaram”, atesta Janaína. Para isso, foram utilizadas rimas, criação de novos poemas e, principalmente, a imaginação. “O livro é bem legal, gostei muito”, comenta Alexandre Pereira Vasconcellos dos Santos, 7 anos, do 1º ano. O seu texto preferido, dos 16 da publicação, foi “Cores e Flores”.

Durante a feira literária, os alunos e pais presentes puderam conferir também uma peça de teatro baseada na obra de Leser. Os atores e estudantes da escola foram orientados pelo estudante de teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Wesley Santos.

Outra atividade foi a apresentação de trabalhos das turmas do 6º a 9º anos. Os alunos montaram trailers de filmes baseados na linguagem de suspense e terror. Eles participaram de todas as fases de produção: montaram o roteiro, escolheram figurino e maquiagem, traduziram o texto para o inglês, entre outras atividades.

Últimas Notícias

Destaques