Público. Evento com entrada paga no Baixio ocorreu sem liberação da prefeitura
Na manhã de ontem, a redação do Jornal Ibiá recebeu, anonimamente, denúncia de uma leitora. Ela relatou que, por volta das 17h do último domingo, 10, estava indo ao Balneário Municipal de Montenegro, o “Baixio”, com sua família, para tomar um chimarrão, aproveitar a sombra e ter um momento de lazer. Ao chegar lá, deparou-se com portões fechado. O local é público, mas, foi informada que, para entrar, teria de pagar uma taxa.
Quando chamou alguém que lá trabalhava para esclarecer a situação, foi informada que a entrada custaria R$ 20,00 por pessoa, pois ali estava ocorrendo um evento particular. A leitora conta, ainda, que ao sair de lá, percebeu diversas pessoas na mesma situação, ou seja, chegando para fazer uso do local público e tomando caminho de volta ao se deparar com a cobrança indevida.
José Luiz Soares, atual concessionário do Baixio, confirma que a cobrança foi feita, a partir das 16h, já que havia um evento de música ocorrendo. “Estavam cobrando porque o evento contava com bebida liberada”, conta. Segundo ele, divulgação foi feita há muito tempo, através da internet e com placas em locais da cidade.
O responsável pela pasta de Indústria, Comércio e Turismo (Smic) de Montenegro, Elias da Rosa, afirma que o evento não foi liberado pela prefeitura. “Recebemos a solicitação para o evento na sexta-feira, 8, já no período da tarde, e ainda teria que percorrer outras Secretarias, como a de Meio Ambiente (Smma)”, diz. Segundo o secretário, além de não ter a liberação, o concessionário não tinha permissão de cobrar a entrada em um lugar público, já que essa taxa de acesso não está no contrato. “Nós indeferimos o pedido e mesmo assim o evento ocorreu”, conclui Elias.
Ainda segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, o atual concessionário estava ciente de que sua solicitação tinha sido recusada. Elias da Rosa afirma que providências sobre o caso serão discutidas internamente. Se a cobrança no Baixio se repetir, a denúncia deve ser feita diretamente para a Smic, que tem responsabilidade de controle do local. O telefone da Secretaria é (51) 3632-3040, e o endereço de e-mail é smic@montenegro.rs.gov.br.