Principal queixa é a demora na fila e o local ser dentro de outra empresa
Desde que se mudou para dentro de uma loja de materiais elétricos, o Ponto de Atendimento da distribuidora de energia RGE se tornou alvo de reclamações constantes dos clientes de Montenegro e região. O principal transtorno apontado pelos cidadãos é a demora no atendimento, que é feito por apenas uma funcionária.
Desde outubro de 2018, os serviços deixaram de acontecer em um espaço exclusivo da RGE, que antes eram prestados na rua Santos Dumont. Agora uma empresa parceira, credenciada junto à distribuidora de energia, é quem recebe as demandas dos clientes, na rua Ramiro Barcelos, 2983. No entanto, quem necessita dos serviços não aprova as mudanças.
Durante a manhã dessa quarta-feira, 16, enquanto a reportagem estava no local, cerca de oito pessoas aguardavam na fila. Conforme depoimentos, há dias que o número de pessoas à espera por atendimento é maior. Uma senhora, que não quis ser identificada na reportagem, estava indignada.
Moradora do bairro Ferroviário, ela havia retirado uma senha preferencial, mas de nada adiantou. “Estou aqui porque a conta de luz ainda não chegou na minha residência. É uma obrigação da empresa mandar a fatura todos os meses. Precisei vir aqui porque já está quase na data de vencimento”, reclama a cliente.
Outro detalhe destacado pelo consumidor Gian Jovanella é a falta de privacidade na hora das reclamações e demais serviços, pois não há um guichê fechado. Segundo ele, tudo é feito ao lado das pessoas que vão à loja para comprar materiais elétricos. “Tem clientes que possuem demanda que demoram 40 minutos para serem solucionadas”, diz Jovanella.
Distribuidora diz que o espaço é adequado e atende às regras
A RGE, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que o atendimento presencial, através de parceiro credenciado, é uma realidade já adotada por ela em mais de 300 municípios. A distrituidora afirma que esse sistema atende as premissas estabelecidas pelas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Sobre ter um espaço com mais atendentes, a RGE aponta que o local disponibilizado conta atualmente com o dimensionamento adequado às demandas dos clientes do município. “Muitos dos serviços buscados presencialmente podem ser facilmente acessados pelos canais digitais, aplicativo “CPFL Energia” ou ainda pelo site www.rge-rs.com.br”, afirma no comunicado.
Nos canais online divulgados pela distribuidora de energia, os clientes poderão realizar diversos serviços, os mesmos que hoje são procurados presencialmente. Pela internet, sms ou telefone, há como imprimir a segunda via da fatura de energia elétrica, trocar o nome da fatura, solicitar nova ligação ou religamento, além de informar a falta de energia.
Canais para solicitar os serviços
*Agência Digital: https://servicosonline.cpfl.com.br.
*SMS RGE: Envie SEU CÓDIGO (está na fatura de energia) para o número 27350.
*Baixe o aplicativo “CPFL Energia”, disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais IOS, Android e Windows Phone, e que pode ser usado pelos clientes para reportar ocorrências e acidentes na rede elétrica.
*Portal: www.rge-rs.com.br.
*Central de Atendimento RGE – 0800 970 0900.