O Jornal Ibiá recebeu duas ligações de pessoas relatando que ainda não receberam os apartamentos prometidos no Residencial Cinco de Maio (atrás do cemitério). As unidades vagas no local surgiram como possível solução as famílias da ocupação no bairro Senai. Esses cidadãos, que não quiseram se identificar, afirmaram já terem assinado os contratos e uma chegou a dizer que estava pagando prestações do apartamento.
Em resposta ao Ibiá, a Caixa Federal – Regional Novo Hamburgo – informou que desconhece qualquer realocação recente em unidades habitacionais do Residencial Cinco de Maio. Também refutou que ocorra cobrança de valores diferentes daqueles firmados em contrato com aqueles beneficiários que já estão morando no local.
O banco esclareceu ainda que a verificação do estado de ocupação e situação da unidade habitacional é realizada pelo ente público local, que também é responsável pela indicação dos beneficiários.
A Secretária de Habitação, através da Chefe do Setor de Regularização Fundiária, advogada Mainara Kunn, informa que aguarda autorização da Caixa para fazer o sorteio destes beneficiários. “Até o presente momento, a Caixa não finalizou o processo de retomada dos imóveis vagos e tampouco solicitou que a Prefeitura realizasse sorteio”, declarou. O Setor não tem conhecimento de beneficiários que já tenham assinado contrato, mas não tenham tomado posse da residência.
O Residencial Cinco de Maio foi contratado em 2010 no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida e entregue em maio de 2014. Neste momento, segundo a Caixa, todas as unidades habitacionais encontram-se alienadas aos beneficiários, mediante assinatura de contrato habitacional e entrega das chaves.
Denúncias
Ocupação irregular, venda, aluguel, invasão ou abandono do imóvel no Cinco de Maio podem ser registradas no endereço www.caixa.gov.br; pelos telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas); 0800-104-0104 (demais localidades), em qualquer agência da CAIXA ou ainda diretamente ao ente público local.