Centro de Especialidades Odontológicas mudará para a antiga Antarctica

A partir de 17 de março. Mudança do CEO gera questionamentos nos pacientes

A mudança de endereço do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), mantido pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (Cis Caí), tem gerado questionamentos entre os usuários. Com a transferência marcada para o dia 17 de março, o novo local do atendimento será na rua Osvaldo Aranha, nº 4520, no prédio 4 da antiga fábrica da Antarctica (Ambev). O novo endereço substituirá o atual, localizado na rua Capitão Porfírio, nº 906, no Centro de Montenegro. Embora as autoridades justifiquem a mudança pela ampliação dos serviços e pela melhora na infraestrutura, a alteração não tem sido bem recebida por todos os pacientes.

Para alguns usuários, como o agricultor Guilherme Junior Fachi, morador de Pareci Novo, a mudança pode ser benéfica. “Pra mim vai ficar melhor, porque vai ficar mais perto de Pareci. Só que eu acredito que vai ter pessoas que vão achar bem mais ruim, principalmente o pessoal de Montenegro”, afirma. Para ele, também seria necessário uma comunicação melhor para os pacientes sobre a mudança do local. “Fiquei surpreso quando cheguei aqui e vi que vai mudar de endereço. Eles precisariam avisar as prefeituras com antecedência para que os pacientes pudessem se organizar”, comenta Fachi.

Moradora de Montenegro, Antônia Sirilha, também expressa preocupações sobre o novo local. Mas ela destaca que o atual prédio do CEO é pequeno e muitas vezes os pacientes ficam expostos ao tempo devido à falta de espaço na recepção. “Eu acho que o novo local vai ser de difícil acesso, principalmente se não tiver ônibus até lá, mas realmente precisava de uma mudança pra um lugar maior”, diz Antônia. Ela sugere que um local na área central ou na Timbaúva poderia ser uma alternativa que traria menos transtornos. “Se houver a disponibilização de ônibus, já vai ser uma solução melhor aceita pela comunidade”, acrescenta.

Nova estrutura possui 330m², com capacidade para até sete consultórios

Ampliação dos atendimentos é justificativa

A Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro explicou que a mudança de endereço do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é motivada pela ampliação dos serviços, com a inclusão de um aparelho de Raio-X, essencial para diagnósticos e tratamentos odontológicos. “Uma sala de Raio-X deve ser blindada para garantir a segurança de pacientes, funcionários e acompanhantes, evitando a exposição à radiação. O novo espaço já conta com a estrutura adequada, dispensando novos investimentos em adequações”, informou a nota enviada pela Secretaria.

Além disso, a Secretaria ressaltou que o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí (Cis Caí) enfrentou dificuldades para encontrar um imóvel adequado para locação que atendesse aos requisitos necessários para uma prestação de serviços de qualidade. A ampliação da quantidade de gabinetes odontológicos também foi um fator determinante na escolha do novo local. Sobre a preocupação com o transporte dos pacientes, a Administração Municipal garantiu que está em contato com a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano para ajustar as linhas e itinerários, a fim de viabilizar o acesso ao novo endereço.

Em entrevista, o diretor geral do Cis Caí, Carlos Alberto Fink, detalhou os motivos para a mudança. Segundo ele, o novo espaço oferece uma infraestrutura mais ampla, o que vai possibilitar o aumento do número de consultórios de três para cinco, tendo espaço para chegar até sete consultórios em uma futura ampliação. “O novo local oferece uma sala de espera maior, bem organizada, sem os problemas de espaço e exposição ao tempo que enfrentamos no atual endereço. Também haverá ampliação do número de profissionais e serviços, o que contribuirá para um atendimento mais ágil e eficaz”, explicou Fink.

O diretor geral do Cis Caí, Carlos Alberto Fink, justificou a mudança pela necessidade de ampliação dos serviços

O diretor geral também destacou que a nova localização, às margens da ERS-240, proporcionará maior facilidade de acesso para pacientes de outros municípios atendidos pelo Consórcio, que geralmente chegam ao centro odontológico utilizando transporte fornecido pelas prefeituras.

Em relação ao transporte público para os moradores de Montenegro, Fink reforçou que a Prefeitura se comprometeu a garantir o acesso ao novo local por meio de transporte público. “A Prefeitura se responsabilizou por assegurar que a população de Montenegro tenha acesso ao novo CEO. Acredito que, para os demais municípios atendidos, o novo local será até mais próximo”, afirmou.

Fink também destacou que a chegada de novos profissionais e a ampliação da estrutura permitirão uma redução na demanda reprimida e na espera pelos atendimentos. “Atualmente, temos um grande volume de pacientes e a ampliação será fundamental para reduzir o tempo de espera, especialmente para reconsultas, que hoje chegam a ter um intervalo de até 60 dias”.

Ainda, conforme o diretor geral do Consórcio, a reforma do novo espaço foi custeada pelo proprietário do imóvel, o que não gerou grandes custos para o consórcio. Quanto ao aluguel, Fink ressaltou que um imóvel com essa estrutura, caso fosse alugado na área central da cidade, teria um custo significativamente mais alto. Ele também informou que o consórcio procurou alternativas no Centro, mas encontrou dificuldades em atender aos requisitos necessários. Ele finalizou destacando que o novo local fica ao lado do prédio onde há mais de uma o Cis Caí já funciona, o que facilitará o acompanhamento dos atendimentos à comunidade por parte do consórcio.

Aviso na porta do atual endereço do CEO alerta para mudança a partir de 17 de março

Últimas Notícias

Destaques