O Pronto Atendimento (PA) 24 horas da Secretaria de Saúde de Montenegro registrou 751 atendimentos durante a sua primeira semana de funcionamento.
Localizado no prédio da antiga Assistência, na rua Campos Neto, 177, bairro Senai, o Pronto Atendimento foi aberto à comunidade na manhã do último dia 28. Com atendimento exclusivamente voltado para moradores de Montenegro, o PA é composto por sala de espera, acolhimento, consultórios médico e ginecológico, salas para pequenos procedimentos cirúrgicos, preparo de medicação e aplicação, sala de emergência, observação e esterilização de materiais.
Segundo dados do Hospital Montenegro 100% SUS, neste mesmo período de dias (de 28 de março até 4 de abril), o HM atendeu 41 pessoas e encaminhou outras 53 para atendimento no PA. “É fundamental tabularmos os números para visualizarmos os dados de atendimento. Importante perceber que a procura em massa já está direcionada ao PA 24 horas”, explica a secretária municipal de Saúde, Cristina Reinheimer.
Gripe, tosse, febre, dores em geral, mal estar, vômito e pequenas suturas, situações clássicas das chamadas fichas azuis e verdes, são exemplos de situações atendidas pelo Pronto Atendimento 24 horas.
Atendimentos de urgência e emergência devem permanecer no Hospital Montenegro. Assim, pessoas com suspeita de AVC, infartos e traumatismos em decorrência de acidentes, por exemplo, precisam acessar imediatamente o Hospital Montenegro 100% SUS, que é portas abertas para urgências e emergências.