Censo 2022 está confirmado e haverá vagas para recenseadores em Montenegro

Após adiamentos devido à pandemia, o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocorre de a cada dez anos irá acontecer em 2022, com aplicação dos questionários de 1º de junho até 31 de agosto. Márcio Rubem Salin, coordenador censitário da região, adianta que o edital com as informações mais precisas como período de inscrições deve ser lançado a qualquer momento até o final do ano, já que a prova para seleção dos recenseadores ocorrerá em janeiro. Contudo, ele adianta que haverá vagas para todos os municípios do Brasil, para nível médio e fundamental completo, para os cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseadores. Para Montenegro, estão previstas 72 vagas.

Márcio Rubem Salin, coordenador censitário da região

A suspensão do censo durante a pandemia foi muito debatida, porque é justamente com estes dados que os municípios têm sua organização. “A pesquisa constitui um retrato extenso da população brasileira e das suas características socioeconômicas e seu resultado servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década”, aponta Márcio. Para isso, não basta saber quantas pessoas moram na cidade, e sim suas situações. Ele relembra que durante a pandemia, houve problemas que só o censo poderia solucionar. “Tivemos dificuldades em saber quantas doses contra a Covid mandar para cada município, pois são informações que só o censo consegue fornecer”, afirma. Ele destaca, ainda, que o censo pode ter muitas alterações, justamente porque na pandemia as pessoas passaram por diversas dificuldades com perda de emprego, assim como empresas fecharam suas portas.

Vale lembrar que as inscrições realizadas em 2020 e 2021 não serão válidas, por isso, interessados devem fazer novo pedido, além de solicitar o reembolso da taxa de inscrição, disponível a partir do dia 17 de janeiro através do Portal IBGE: www.censo2022.ibge.gov.br. Márcio alerta, ainda, para fraudes com a coleta de dados. Todos os recenseadores do IBGE estarão devidamente identificados com coletes, bonés e crachás. Ainda, se alguém tiver dúvidas quanto à veracidade, pode entrar em contato com a Prefeitura da cidade para confirmar a informação, já que as administrações e a Brigada Militar terão a lista completa com os nomes dos recenseadores. O coordenador adianta também que servidores públicos não podem se inscrever (seja na ativa ou aposentados) e menores de 18 anos de idade, entre outros impedimentos que serão detalhados no edital. (IF)

Últimas Notícias

Destaques