Igrejas católica e luterana preparam atividades alusivas à morte e à ressurreição de Jesus Cristo
Período de grande significado para os cristãos, a Páscoa é antecedida por eventos religiosos durante a Semana Santa, que iniciou com o Domingo de Ramos. O pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Ricardo Nienov, observa a importância do Tríduo Pascal, que inicia nesta quinta-feira.
“A importância desta grande celebração, chamada de Tríduo Pascal, está no fato de que ele é o centro de toda a fé cristã”, afirma. Neste período, lembra-se a morte e a ressurreição de Jesus. “Neste mistério de fé que celebramos, encontramos o sentido mais profundo de nossa existência, pois a morte, que até então imperava sobre a humanidade, agora é derrotada em sua essência por Cristo”, explica o religioso. “Não existe fé cristã sem ressurreição. Porém, também não chegamos à glória sem a cruz, a qual tantas vezes queremos eliminar de nosso horizonte existencial”, acrescenta.
Durante a Semana Santa, há celebrações preparativas para a Páscoa, incluindo o Tríduo Pascal, que inicia na quinta-feira e se estende até sábado. O padre salienta a importância da celebração desse período. “Muitos o separam por não compreenderem sua riqueza e unidade, mas, se de fato fizermos a experiência dos três dias, veremos e compreenderemos com muito mais propriedade e profundidade o quanto somos amados por Deus”, afirma. Ele sugere a todos que participem das celebrações realizadas em suas comunidades.
agenda
Hoje
9h, 14h e 15h – Celebração de Páscoa dos alunos do Colégio Sinodal Progresso, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no Centro;
19 h – Missa da Instituição da Eucaristia e Sacerdócio e Lava-pés , na Catedral São João Batista, no Centro;
20h – Missa da “Ceia do Senhor”, na Igreja São Pedro e São Paulo, na Timbaúva;
Sexta-feira
15h – Celebração da Paixão do Senhor na Catedral São Batista; e na Igreja São Pedro e São Paulo;
19h – Procissão do Senhor Morto, saindo da Catedral e seguindo pelas ruas centrais;
19h – Culto na Igreja Luterana, no Centro, seguido de Vigília;
20h – Procissão do Senhor Morto, na Timbaúva, saindo ao lado da Igreja São Pedro e São Paulo;
Sábado
19h –Vigília Pascal na Catedral São João Batista, no Centro, e na Igreja São Pedro e São Paulo, na Timbaúva;
Domingo
7h, 9h e 18h – Missa de Páscoa na Catedral;
8h30min e 19h – Missa de Páscoa na Igreja São Pedro e São Paulo;
9h – Culto de Páscoa na Igreja Luterana.