Catadores são motivados a preservar o São Miguel

Arroio. Cronograma de ações desenvolvidas pela Prefeitura inclui palestras e reuniões com foco no meio ambiente

Uma equipe da Administração Municipal iniciou um trabalho de conscientização ambiental junto a catadores de materiais recicláveis, moradores das proximidades do Arroio São Miguel. Durante a semana passada houve visita às residências, quando foram cadastrados 32 catadores, econvidados a participarem de uma série de palestras e reuniões que iniciam nesta segunda-feira.

A assistente social e coordenadora do Trabalho Técnico Social do Arroio São Miguel, Jacilene Simas da Silveira, esclarece que o objetivo é sensibilizar e estimular a população para a importância do cuidado com o meio ambiente, principalmente com o Arroio São Miguel. O projeto ocorre através da orientação e participação dos catadores nas atividades desenvolvidas, promovendo a capacitação através de palestras. “Assim, busca-se o comprometimento da população com a sustentabilidade e o cuidado nas suas ações do cotidiano que podem ter impacto no Arroio”, acrescenta.

O trabalho inclui a identificação dos moradores do entorno do arroio que trabalham como catadores e recicladores de materiais, através de visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica do projeto e pelas agentes comunitárias de saúde. Após as visitas, houve uma primeira reunião com os catadores na última quinta-feira. “Identificamos que os mesmos compreenderam o objetivo das ações, que é em prol dos mesmos e, se disponibilizaram a participar dos próximos encontros, assim como mobilizar outros moradores que também trabalham como catadores de materiais”, afirma a assistente social.

Os temas a serem abordados envolvem saneamento básico, saúde, e os impactos e cuidados com o meio ambiente através de ações realizadas no cotidiano, troca de informações, orientação sobre o descarte correto de lixo e materiais não utilizados, assim como um local para isso, além de como organizar uma associação. Os assuntos serão abordados por técnicos da Prefeitura. “Contamos ainda com a participação de empresas que trabalham com materiais recicláveis no município para divulgarem seu trabalho”, acrescenta Jacilene. A palestra de hoje será sobre “O Impacto dos resíduos na água”, das 14h às 16h, na Associação dos Moradores do bairro Municipal.

Jacilene observa que todas as ações visam trabalhar com os catadores e capacitá-los sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e com a saúde, reduzindo os impactos de suas ações. “As palestras têm como objetivo, muito além de orientar e capacitar os catadores, promover a promoção social dos mesmos, ouvindo seus questionamentos e trocando experiências, para ações atuais e futuras”, afirma.

Equipe visitou e cadastrou catadores, que foram convidados a participar das palestras


Saiba Mais

Conforme a assistente social Jacilene Simas da Silveira, o trabalho que está sendo realizado com os catadores e recicladores consiste na realização do Trabalho Técnico Social, exigido pela Caixa Econômica Federal, como uma das ações que pertencem ao Programa Drenagem Urbana Sustentável do Arroio São Miguel e vão ao encontro das obras realizadas de Macro Drenagem Pluvial do Arroio São Miguel.
A equipe técnica do trabalho é formada por funcionários das Secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), Meio Ambiente (SMMA), Saúde (SMS), de Gestão e Planejamento (SMGEP), de Obras Públicas (SMOP).

Últimas Notícias

Destaques