Casamentos ocorrem respeitando os protocolos da Covid-19

A noiva Jessica Marx Juchem, sua dama de honra Alícia Marx e seu pajem Nicolas Alexandre da Silva. Foto: arquivo pessoal Jessica

No período de maio até outubro foram realizados 97 casamentos em Montenegro, em abril não houve cerimônias

Quem casa quer reunir amigos, familiares, pessoas queridas, mas, com restrições quanto à quantidade de pessoas permitidas, devido aos protocolos de distanciamento da Covid-19, a cerimônia torna-se um desafio.

A cerimônia religiosa de casamento de Jessica Marx Juchem e Eduardo Afonso Juchem, moradores da cidade de Pareci Novo, aconteceu no último dia 31 de outubro. “A experiência foi incrível! Aquele friozinho na barriga, não tem como não ter, mesmo sendo uma cerimônia bem íntima, com pessoas que de alguma forma fazem parte de nossa vida e de nossa história”, relata a noiva. Ela completa dizendo que, mesmo com tantos obstáculos, teve seu sonho realizado. “Pra mim foi uma cerimônia linda, na qual só sentia alegria em poder dividir esse momento com as nossas famílias, mesmo em um período tão delicado de pandemia! Sentimos um pouco em ter a igreja praticamente vazia, mas no momento que passamos é necessário ser assim”.

O cartório Mezzari localizado em Montenegro realiza também os registros civis das cidades de Pareci Novo e São José do Sul. Isabel Schüler, escrevente autorizada do cartório Kindel, diz que as celebrações, devido aos protocolos de distanciamento do Covid-19, acontecem em duas etapas. A primeira é a habilitação da documentação das duas testemunhas dos noivos com horário agendado para não haver aglomeração. A segunda etapa é a celebração. A lei diz que são necessárias duas testemunhas para o casal.

A cerimônia é realizada pelo juiz de paz e um funcionário do cartório também participa. Antes era permitido um casal para cada lado e familiares, mas devido à pandemia, é obedecido rigorosamente apenas o permitido pela lei. As averbações de divórcio em Montenegro são realizadas no cartório Kindel.

No período de maio até outubro, foram realizados em Montenegro 97 casamentos e 24 averbações de divórcios no período de abril a setembro. No mês de abril não houve casamentos em função da suspensão dos prazos notariais e registrais. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os divórcios aumentaram 3,2% entre 2017 e 2018, passando de 373.216 para 385.246. Houve redução de 1,6% no total de casamentos civis entre 2017 e 2018, de 1.070.376 para 1.053.467.

Últimas Notícias

Destaques