Moradores da rua Canadá, no bairro Imigração, Maristela Oliveski Machado e Everaldo de Vargas Kunh, estão enfrentando uma situação angustiante há meses, causada por uma tubulação entupida que passa por baixo de sua residência. Desde julho, o casal tenta, sem sucesso, obter uma solução. Junto à Prefeitura Municipal, eles já chegaram a abrir protocolo na esperança de resolver o problema que tem causado inundações frequentes dentro da casa em dias de chuva.
Maristela relata que a cada chuva, sua casa se transforma em um caos, com a água do esgoto invadindo quase todos os cômodos. A altura da água é significativa, suficiente para destruir móveis e objetos pessoais. “Eu já perdi muitos móveis porque de tanto que entra água, estraga tudo. Já chegou a derrubar meu botijão e ele ficou boiando, de tanta água que entra”, relata. Além disso, ela destaca que, após abrir o protocolo junto à Prefeitura, fez diversas tentativas de contato para obter um retorno, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta efetiva. “A gente paga IPTU, rede de esgoto e nada. Estamos passando por isso direto, sempre que chove. É esgoto puro dentro de casa, um cheiro insuportável”, desabafa.
Segundo o marido, Everaldo de Vargas Kunh, os dias chuvosos são sinônimo de desgaste físico e emocional, já que o ciclo de inundações se repete. “A gente nem termina de limpar a casa, aí chove de novo, para, e depois volta a chover e suja tudo outra vez. É lodo, mau cheiro, um caos total. Passamos a maior parte do tempo dentro de casa limpando esgoto”. Para o casal, a falta de resposta por parte da Administração Pública é inaceitável, já que o problema tem se arrastado por meses, mesmo com os impostos sendo pagos em dia. “Não podemos mais esperar, a situação está insustentável”.
Diante da situação, a reportagem tentou entrar em contato com Wesley Simões, secretário Municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU), nos dias 2 e 3 de outubro. No entanto, não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, a demanda já está no cronograma e, de acordo com ele, será atendida nos próximos dias.