Solicitada pelos artistas de Montenegro por muito tempo, a Casa do Artesão agora é realidade no município. No próximo dia 5, aniversário da cidade, a partir das 9h, o local terá inauguração na rua Capitão Cruz, 1567, Centro. Na abertura oficial, além da comercialização de produtos, ocorrerá uma oficina aberta à comunidade sobre arte sustentável. Na oportunidade, os artistas irão ensinar a produção de laranjas, bergamotas e limões feitos com garrafas pet que irão compor um arco temático de boas vindas à 1ª Fenacitrus, que ficará na Praça Rui Barbosa. A Casa do Artesão funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado das 9h às 17h, não apenas para realização de oficinas para a população da cidade, como também um centro de informações turísticas.
Com a aprovação do projeto de lei 72/2021 na Câmara de Vereadores, a Casa terá regimento interno pelo Departamento de Turismo em parceria com os artesãos montenegrinos. Poderão integrar o espaço, fazendo a comercialização de seus produtos, artesãos que residam em Montenegro, cadastrados na Fundação Gaúcha do Trabalho Social. Eles precisam estar vinculados a algum grupo local: Associação Montenegrina dos Artistas (Amarti), Gols, Brick da Estação e/ou Mercado do Artesanato.
O uso da casa não terá custo, mas precisará ser mantida aberta de domingo a domingo. Como contrapartida, os artistas já estão realizando oficinas de artesanato para escolas interessadas. Até agora, as instituições que receberam a ação foram a EMEF Dona Clara Camarão, EMEF Dr. Walter Belian, EMEF Mafalda Padilha e EMEF Gente Miúda.
A artesã Jaqueline Zibetti do Couto é a representante da Casa, que contará, inicialmente, com 31 membros. Ela pontua que o espaço é a realização de um sonho de muitos anos. “Agora os artesãos terão um lugar fixo para expor e comercializar seus trabalhos também graças ao empenho do diretor de turismo Jaime Buttenbender”, destaca. Ela afirma que todos os materiais do interior da Casa são recicláveis, como os paletes e madeiras.(IF)