DE PORTAS ABERTAS, local também dispõe do “Cantinho do Turismo”
A Casa do Artesão de Montenegro é opção para quem busca produtos diferenciados com toque original. Em um ambiente repleto de criatividade, a sustentabilidade é marca registrada em grande parte dos materiais, que são reaproveitados e transformados em presentes e enfeites para casa. Além da variada linha de itens, o local conta com um espaço para receber os visitantes que não abrem mão de levar uma “lembrancinha” da Cidade das Artes.
A Casa conta com mais de 30 artesãos, que produzem grande diversidade de peças personalizadas, artigos para decoração e alimentos. A temática da citricultura aprece em destaque entre as lembrancinhas comercializadas no espaço do turismo.
Segundo os expositores, as mandalas aparecem como campeãs entre os produtos de decoração mais procurados na Casa, seguidas por velas aromatizadas, bijuterias, tapetes, almofadas, sabonetes, panos de prato e muitos outros. A opção de personalizar os objetos também é possível, basta o cliente combinar com o artesão. “Temos diversos artesãos parceiros aqui. Todos os dias a comunidade encontra novos produtos, modelos e estilos diferentes de artesanato”, conta Élbia de Souza, coordenadora da Casa. Além dos produtos à venda no local, a Casa oferece à comunidade cursos gratuitos de tricô e crochê para iniciantes, ou para quem já sabe, mas, quer aprimorar a técnica.
Quatro tradicionais grupos atuam na Casa: Amarti, Brick da Estação, Mercado do Artesanato e Grupos Organizados do Lar (Gols). Após 20 anos vendendo os produtos somente nas bancas, em eventos da região, as artesãs comemoram a instalação da loja física. “Antes tínhamos só os espaços das feiras, e os locais que éramos convidados pela cidade. Agora temos uma loja que podemos chamar de nossa, organizada e setorizada, com uma ampla diversidade, sem ficar dependendo das condições climáticas como acontecia antes. Muita coisa mudou para melhor”, avalia a coordenadora Jaqueline Zibetti.
Os grupos continuam participando das feiras na Cidade. No 1º e 3º domingo do mês ocorre, na Estação da Cultura, o tradicional Brick da Estação. Terças e sextas são dias de Mercado do Artesanato, na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.
Os artesãos que desejam expor seus trabalhos na Casa devem se inscrever em um dos quatro grupos. Além disso, devem ter participação ativa em eventos dos grupos durante um ano. Após, os artesanatos dos novos membros passam por avaliações da comissão da Casa, antes de serem comercializados na loja.
A Casa do Artesão funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h; e nos sábados, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A loja está localizada na rua Capitão Cruz, 1567, ao lado da Praça Rui Barbosa, e aceita todas as formas de pagamento. As coordenadoras, Jaqueline e Élbia afirmam que optaram por não fechar ao meio dia, para que mais pessoas possam conhecer o ambiente. “Faça seu chimarrão, reúna sua família e venham nos visitar, conhecer nossos produtos. A loja está de portas abertas” convida Élbia.