Carreata conscientiza sobre o autismo

Outras ações também estão colocando o tema em discussão

A Associação Ser Autista promoveu na tarde de sábado, 9, uma passeata para conscientizar sobre o Transtorno do Espectro do Autista (TEA). A ação faz parte da programação do Mês de Conscientização do Autismo. A passeata saiu da rua Buarque de Macedo e passou pelas principais ruas do Centro, bem como em parte da Grande Timbaúva.

A presidente da Associação Ser Autista, Gabriela Quintana, destacou que esse foi o segundo ano em que a atividade foi feita. “A motivação é trazer mais conscientização. Desde a primeira edição já progredimos”, comentou. “A visualização maior (para o autismo) faz a diferença”, reforçou. Ela destacou que estão entre os objetivos do grupo melhorar o atendimento, a educação e terapias para as pessoas no espectro autista.

Participantes aproveitam momento antes da carreata para trocar experiências

Gabriela, que é mãe de uma criança com TEA, ressaltou que ter o diagnóstico cedo é muito importante. “Quanto mais cedo a intervenção, maior é o potencial da criança desenvolver suas habilidades”, explicou. “Por isso a luta pelas intervenções precoces”, acrescentou. A presidente da associação reforçou que autismo é não é uma doença, mas sim uma condição e que pessoas com TEA podem desenvolver suas habilidades e, por exemplo, se inserirem no mercado de trabalho.

Airton Madalozo, 64 anos, era um dos participantes da carreata. Pai de Júlia, 17, ele destacou que o evento é um momento para os pais também se encontrarem e trocarem ideias e experiências. Sobre o trabalho de conscientização, ele diz que é muito importante. “Tem muitas pessoas com falta de conhecimento sobre o autismo. Temos que despertar a sociedade para a inclusão”.

Além da carreata, a Associação Ser Autista está promovendo o seu 1° Chá Beneficente. A ação ocorrerá no dia 30 de abril. A retirada dos kits poderá ser feita a partir das 15h, na rua Roberto dos Santos, 21, bairro Senai. Pelo valor de R$ 30,00, o kit conta com uma fatia de torta, oito salgados, quatro doces e um sachê de chá. O cartão pode ser adquirido diretamente com Gabriela Quintana, presidente da Associação, através do número (51) 9 8611-2666, ou, ainda, com demais membros. Parte do valor será para pagamento do kit, feito em parceria com “Sobremesas da Bárbara”. O restante ficará no caixa da associação para custeio de serviços e eventos.

Escola Lena Pithan promove reflexão acerca do Abril Azul
Na sexta-feira, dia 8, a EMEF Lena Rozi da Rocha Pithan realizou um momento de reflexão com a presença da banda marcial da instituição, que conta com sete alunos com o Transtorno do Espectro Autista. Diversos materiais foram confeccionados pelos professores e alunos, já que os autistas costumam ser muito visuais. A caminhada, prevista em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, foi cancelada devido ao mau tempo.

Débora Ozório, diretora da escola, destaca o momento de grande importância para a comunidade escolar. “É um momento que podemos ter uma fala única para todos os alunos, lembrando que a nossa escola é inclusiva e acolhedora. Buscamos de forma democrática chamar os pais e conversar para ver as melhores estratégias e manejos para construir a aprendizagem dos alunos que apresentam uma maneira diferente de aprender”, afirma. O vice-diretor Cézar Amaral pontua que a proposta é uma escola cada vez mais inclusiva. “Aqui dentro, o aluno autista é acolhido com suas particularidades, assim como todos os alunos”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques