Esperança. Menino precisa de R$ 50 mil para fazeruma operação que poderá lhe dar movimento ao braço
Muitas crianças com a idade de João Pedro Greff, de seis anos, sonham em ter brinquedos tecnológicos ou fazer uma viagem para a Disney, já o garoto montenegrino deseja algo que poderá mudar seu destino e transformar sua realidade. O pequeno, que sofre de uma síndrome chamada Artogripose Múltipla congênita, quer ser operado e quem sabe poder movimentar, pelo menos, um dos braços. Mas para isso, a família dele precisa arrecadar R$50 mil. A campanha para isto já começou, pois a operação foi marcada para o mês de março e agora é preciso correr contra o tempo para levantar o valor.
A mãe de João, Fernanda Greff, 24, explica que o filho não possui movimentos nos cotovelos, a síndrome compromete grande parte da musculatura dos membros superiores do pequeno “Ele não tem o movimento do braço e a mão dele é diferente. Dentro da síndrome da Artogripose, a doença dele é considerada uma das mais graves, porque normalmente ela dá em uma parte (na mão ou no pé) e ele tem desde a parte abaixo do pescoço até a mãozinha”, detalha Fernanda.
A mãe relata que João nasceu prematuro e com sopro no coração. Ele enfrentou uma série de problemas de saúde que impossibilitaram a realização da cirurgia, mas agora recebeu alta médica e está preparado para encarar o processo operatório. O resultado da intervenção não é 100% garantido, mas a mãe tem a esperança de que o garoto tenha ao menos parte do problema solucionado. “Como a doença é um caso grave, a cirurgia pode ajudar ele, mas o médico não me deu esperança que ele vá movimentar o braço para cima e para baixo. A gente quer que, se o braço não movimentar, pelo menos fique dobrado. Com isso ele vai conseguir comer e escrever, coisas que ele não consegue fazer pelo fato de estar com o braço reto”, explica. A cirurgia será realizada em uma clínica em Passo fundo.
Como ajudar João Pedro
Fernanda conta com o apoio da mãe dela, do pai de João Pedro, Pedro Erani Kunh dos Santos, e de um grande grupo de amigos que se mobilizaram em prol da causa. Uma das ações programadas para arrecadar recursos é a venda de meio frango. A iniciativa será realizada no dia 16 de dezembro, na localidade de Alfama, quem comprar três ou mais convites terá entrega em casa sem pagar nada por isso. Também é possível contribuir com a doação de frangos e outros itens para sua preparação e acompanhamento. Outras informações sobre a atividade podem ser obtidas com a Fernanda no número 51 9 96199832.
Duas rifas também estão sendo vendidas para ajudar João a realizar seu sonho. Uma delas irá sortear um cavalo, a outra terá brindes como cafeteira, liquidificador e outros eletrodomésticos. A família também criou uma Vakinha Online e aceita doações através de contas bancárias nas agências do Banrisul e da Caixa Econômica Federal.
A história do pequeno João também está disponível na página # Somos todos João Pedro no Facebook. Assista ao vídeo da entrevista com a mãe dele e saiba mais sobre o caso.