Obra foi finalizada no local há cerca de seis meses
Seis meses após a conclusão da obra de conserto da rede de esgoto da rua Porto Belo, no bairro Centenário, o calçamento que foi refeito já apresenta problemas próximo da esquina com a rua Copacana. Buracos na rua e falhas no calçamento também são registrados na esquina com a rua Florindo Machado, onde o calçamento não precisou ser refeito.
O morador Varlei Delamar dos Santos, 54 anos, afirma que a situação iniciou logo após a empresa refazer o calçamento da rua. “A Prefeitura abriu licitação e começaram a fazer a instalação dos canos pra drenagem da água que ficava parada lá na baixada. Aí a empresa terminou toda a obra e entregou o calçamento, após a entrega começou a ter uma erosão e dar problema no calçamento de novo. Isso foi logo em seguida que a obra foi entregue”, relata.
Segundo o morador, não houve mais o registro de alagamentos na rua Porto Belo, mas o que ficou foram as falhas no calçamento da via. “Não teve mais o problema de alagamento, isso solucionou. O único problema foi ali em cima, que as pedras se desprenderam e ficou muito ruim o acesso na esquina com a rua Copacabana. Quando a gente vai entrar ali na esquina não consegue fazer o contorno corretamente, tem que entrar na contramão”, destaca Varlei.
A solicitação dos moradores é que uma solução para as falhas na rua seja realizada o mais breve possível, visando a segurança dos motoristas que trafegam pelo local. “Nós queremos que eles providenciem a solução imediata para esse problema no calçamento. Está muito perigoso para acessar a rua Porto Belo, tanto pela rua Copacana como pela Florindo Machado”, aponta Varlei.
De acordo com a Prefeitura, uma vistoria foi realizada no local pelo engenheiro Daniel Vargas de Oliveira e o secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Neri de Mello Pena, na qual se constatou que os problemas não estão no âmbito das obras de melhoria realizadas na rua. Sendo assim, a correção não é de responsabilidade da empresa executora e deve ser realizada pela própria Administração. “Trata-se de uma demanda nas imediações, que deverá ser resolvida pela equipe da própria SMVSU nos próximos dias e envolve a limpeza de uma rede de esgotamento sanitário”, destacou o Executivo Municipal.