CIDADÃOS apelam ao Poder Público para que resolva os problemas
Moradores de vários bairros de Montenegro têm contatado a reportagem do Ibiá para relatar transtornos e preocupações referentes a buracos em vias públicas, muitos deles derivados da rede de esgoto. Os cidadãos pedem atenção ao Poder Público, já que já abriram protocolos pedindo reparos.
Elton Porto, morador da rua Vereador João Vicente, nº 448, no bairro Centenário, está preocupado com a dimensão do buraco em frente à entrada de sua casa. O cidadão relata que, por baixo, o buraco já está expandindo e corroendo a calçada de sua casa.
Há poucos metros do local, outra situação começa a chamar à atenção: mais um buraco. “A gente tem medo de que desmorone por baixo com o peso de um carro ou caminhão que passe por ali. Um colega nosso achou que era só mato que estava no asfalto e acabou caindo e furou o pneu do carro”, conta Elton.
Segundo ele, o problema já é de conhecimento de alguns vereadores que estiveram no local para averiguar o caso. Além disso, o então secretário de Viação e Serviços Urbanos, Neri de Mello Pena, o Cabelo, esteve na rua e viu a situação. “Eles não nos disseram nada sobre o que seria feito”, cobra o contribuinte. “Nos deixaram sem respostas. O cano que passa ali é de esgoto, temos proliferação de ratos, baratas, mosquitos”, acrescenta.
Outros problemas
Na rua Itapuã, em frente ao nº 50, outro transtorno. Conforme os moradores, em setembro de 2023, apareceu um buraco no costado da calçada. Em dezembro, uma equipe de serviços públicos fez os reparos. Um mês após o serviço, o buraco reabriu e junto a ele surgiram outros. Outro protocolo foi reaberto, mas até agora nada foi feito.
Outra situação envolvendo tubulações da rede de esgoto e calçadas é registrada na rua La Paz, no bairro Municipal. A calçada está afundando, o que gera receio quanto à segurança. “A gente já mandou consertar quando foi mais para cima da calçada, agora tá afundando do outro lado que é na frente da garagem”, relata Rudinei Morais, morador do local. Ele solicitou reparo à Prefeitura em 15 de fevereiro, e foi informado que uma equipe avaliaria a situação em até 15 dias, contudo, nenhuma providência foi tomada até agora.
Já na Rua dos Plátanos, quase em frente ao Ibá, um bueiro quebrado chama à atenção. Em fevereiro, um carro caiu no local.
O que diz a Administração Municipal
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria de Viação e Serviços Urbanos possui uma grande quantidade de situações semelhantes às relatadas pelos moradores para atender. O problema foi fortemente agravado no segundo semestre do ano passado devido às chuvas, que causaram enchentes e danos nas redes coletoras.
Devido à troca de secretário na gestão da pasta de Viação e Serviços Urbanos, com a saída de Neri de Mello Pena (Cabelo) para entrada de Wesley Antônio Simões, não foi possível apurar se a data prevista para atender as demandas citadas pela reportagem. Contudo, segundo a ACOM, em breve, todas as pendências devem ser atendidas.