Biblioteca Municipal contabilizou mais de mil visitas e empréstimos em 2022

Em seu tradicional balanço anual, a Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, de Montenegro, divulgou, nesta semana, os números dos visitantes e dos empréstimos de livros que a instituição realizou em 2022. No total, mesmo em um período em que a internet se tornou o meio mais utilizado para pesquisa, a instituição recebeu mais de mil visitantes e disponibilizou cerca de 1.500 obras para que as pessoas pudessem levar para casa e depois devolver.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Maria Terezinha Kraemer Canello, a “Nica”, o balanço é realizado anualmente, visando qualificar o serviço e quantificar a inserção da Biblioteca na comunidade montenegrina no ano. Dentre os serviços prestados à população, como o setor de empréstimos e de consulta local, destacam-se os projetos de “Hora do Conto” e “Visita Guiada”, desenvolvidos ao longo de todo ano. As visitas são direcionadas às instituições de educação básica do município.

De janeiro a novembro de 2022, a Biblioteca atendeu a 15 instituições, pertencentes às redes municipal, estadual e privada. Os educandários realizaram 61 visitas ao espaço da Biblioteca, contabilizando um total de 1.210 alunos atendidos em atividades. Sobre as visitas totais, a Biblioteca contabilizou um fluxo de 100 visitantes por mês. Em agosto, foram 260 visitas ao espaço. Segundo Nica, é um número considerado expressivo tendo em vista que a maioria ainda usa a internet para fazer pesquisas e não mais a Biblioteca. “Temos realizado diversas atividades visando, justamente, a permanência do público no nosso espaço”, enfatiza.

Até novembro de 2022, a Biblioteca fez o empréstimo de 1.690 livros para a comunidade. Destes, 485 para o público infantil e 1.195 de conteúdo jovem e adulto. Nica também agradece a todas as entidades parceiras e escolas da cidade pela participação durante 2022. “São dezenas de instituições que participaram dos projetos neste ano e tornaram possível o alcance de um número tão significativo de leitores”, destaca. (IF)

Últimas Notícias

Destaques