Biblioteca lança 13º edição do Poesia em Movimento

Poesias escritas pela comunidade circularão nos Ônibus da Vimsa

A 13ª edição do projeto Poesia em Movimento foi lançada nessa sexta-feira, 14, pela Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira. Alunos e escritores montenegrinos poderão inscrever poesias de sua autoria. As obras passarão por avaliação de um júri, e as selecionadas circularão nos Ônibus da Viação Montenegro (Vimsa). O tema é livre, e cada autor poderá participar com até 3 poemas. A previsão da Biblioteca é que até 40 poesias serão coladas nos transportes. Cada obra terá de ser inédita. As inscrições iniciam dia de 16 de junho, e se estendem até 22 de agosto. Após este período, os trabalhos não serão mais aceitos.

Diretora da Biblioteca, Ana Valdeti salientou que o projeto inspirará montenegrinos dentro do transporte público


São quatro categorias do Poesia em Movimento: Estudante do 4º ao 9º ano; Estudante do Ensino Médio; Comunidade em geral; Escritor Montenegrino. O autor poderá participar de somente uma categoria.
Em abril, a Biblioteca iniciará os movimentos com as direções das escolas municipais, estaduais e particulares para que os alunos possam receber suas fichas de inscrição. Os participantes não-alunos deverão se dirigir à Biblioteca para retirarem suas fichas de inscrição, a partir de 16 de junho.

Cada autor deverá entregar suas obras em dois envelopes: Um tamanho ofício, contendo a poesia, o titulo da obra, pseudônimo do autor e categoria em que participa. Em outro menor, o participante deverá apresentar sua ficha de inscrição preenchida, também contendo o seu pseudônimo.


O poema deverá seguir o formato Word, com fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas simples e papel tamanho A4, tendo limite de 10 linhas. Caso o poema exceda as 10 linhas, ele será imediatamente desclassificado e não será analisado. A Biblioteca receberá as obras, que podem ser entregues das 8h30min às 11h30min, e das 14h às 16h.


O júri que selecionará as 40 poesias premiadas será formado por profissionais em educação, funcionários da Biblioteca e escritores montenegrinos que não participam desta edição do Poesia em Movimento. Os critérios avaliados serão o respeito à Língua Portuguesa, expressividade e criatividade do autor.
A cerimônia de premiação do projeto acontece no dia 25 de novembro, data que marca os 76 anos da Biblioteca Municipal, às 9h. Cada autor que tiver sua poesia premiada, receberá uma medalha. Além disso, as 2 escolas, urbana e rural, que mais apresentarem trabalhos inscritos e válidos, também receberão um troféu.


“Nós temos a expectativa de superar as outras edições do Poesia em Movimento. É um grande projeto da biblioteca que ficará marcado nas linhas de Ônibus da cidade”, disse Ana Valdeti Martins, diretora da Biblioteca.

Expectativa é de que sejam superadas as edições anteriores do Poesia em Movimento

Últimas Notícias

Destaques