A Associação Beneficente Oxalá e Ogum fará uma comemoração pública pelo Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O 2º Banho de Cheiro na Praça será na praça Rui Barbosa, na rua Ramiro Barcelos, no Centro de Montenegro, entre 9 e 13 horas do dia 22 de março, sábado.
A Lei nº 14.519/2023 transformou o dia 21 de março na data de resgate da ancestralidade e a resistência dos povos tradicionais de matriz africana. Tem ainda a missão de reconhecer a importância histórico-cultural das religiões afro-brasileiras, e, principalmente, combater o racismo religioso que ainda assombra os terreiros.
“A gente vai montar uma tenda com alguns objetos usados no dia a dia do povo de terreiro, como o tambor e as imagens dos Orixás, vamos colocar uma caixa de som com as rezas dos Orixás; para as pessoas que têm dúvida, que não entendem”, descreveu o Babalorixa Iago de Oxalá. O ritual do Banho de Cheiro, explica, é uma benzedura com ervas medicinais, feita gratuitamente.