A segunda noite do Samba de Monte 2025 prometeu e entregou. A Folia de Momo de Montenegro foi aberta pela alegria de ritmistas e passistas da Esubi, que fez sua segunda participação do Carnaval de Montenegro.

Em seguida a “avenida” da Ramiro Barcelos ferveu com a performance da Caldeirão da Folia. O entusiasmo do público respondia a uma qualidade de 10 anos do grupo e banda show, mas que ainda é pouco conhecida dos montenegrinos devido a falta de um espaço como Samba de Monte. O grupo reúne ritmistas de todas as comunidades e até mesmo músicos e cantores de São Sebastião do Caí. A evolução da bateria, com um inteligente acréscimo de Atacabaques, arrancou aplausos.

A resiliência e o samba unem
Com a “pipoca” no ponto, a águia azul e branco da Bambas da Orgia cantou no coração de Montenegro. A escola de samba 21 vezes campeã do Carnaval de Porto Alegre em 85 anos de história trouxe parte de seus ritmistas e das passistas, além de uma Porta-estandarte e um casal Mestre-sala e Porta-bandeira. Os montenegrinos responderam com samba no pé e sorrisos que revelavam a gratidão pela azul e branco de aportado nas terras do Rio Caí.


Uma fraternidade que se encontro na resiliência do pós-enchente de 2024. “Tivemos a perda de 100% da nossa quadra, nossos equipamentos, instrumentos. Renascemos do zero e vamos fazer um dos maiores carnavais da história”, declaro Leandro Martins, diretor de destaques. O tema reconstrução será levada ao Porto Seco através do enredo “As Mãos que Embalam uma Vida de Bamba”, que foi cantado em coro pelos foliões de Montenegro.
A noite rompeu a madrugada com o samba do Pagode Puracaso, outro grupo da cidade. A última noite do Samba de Monte, no domingo de Carnaval, inicia as 18 horas, com uma nova oportunidade de curtir o Caldeirão da Folia. 18h50min volta à pista da banda da Mangueira, seguida de UBS (Unidos do Bairro Senai), e as 20h30min outra legenda do Carnaval de Porto Alegre chega na cidade, a Estado Maior da Restinga, a “Tinga”. O arrastão do Carnaval de Montenegro fica por conta do Chico e Banda.
