Avança limpeza das galerias, mas moradores cobram desobstrução de bueiros

Serviço de hidrojateamento das galerias está sendo realizado desde fevereiro

Os trabalhos de limpeza das galerias pluviais em Montenegro com hidrojateamento, iniciados no início de fevereiro, seguem em andamento com desafios enfrentados pela Prefeitura e pelas equipes envolvidas. As ações começaram na rua Capitão Porfírio, no trecho próximo à José Luis, e têm como objetivo desobstruir o conduto e evitar alagamentos durante o período de chuvas.

Para a execução dos serviços, a Prefeitura contratou 500 horas-máquina, com investimento de R$ 190 mil, para realizar o hidrojateamento das galerias. Este processo utiliza jatos de água de alta pressão para desobstruir tubulações subterrâneas, canos, bueiros e galerias pluviais. De acordo com o Secretário de Viação e Serviços Urbanos de Montenegro, Tiago Machado, as equipes têm trabalhado constantemente para realizar a limpeza, mas o serviço é complexo e demanda tempo, especialmente devido ao alto grau de assoreamento encontrado em grande parte das galerias.

“Estamos fazendo a limpeza das galerias, é uma obra bem difícil. Estamos todos os dias fazendo a limpeza, mas ainda se encontra grande parte assoreada. No trecho da rua José Luis, próximo à esquina com a Bento Gonçalves, tivemos que abrir mais um buraco, e ainda falta uma boa parte da obra. Por enquanto, não conseguimos passar uma previsão de término”, explicou o secretário, exemplificando os imprevistos que ocorrem durante a execução da obra.

Bueiro obstruído na rua João Pessoa gera preocupação para moradora

Moradora fez a limpeza por conta própria

A moradora Susana Endres, filha de uma residente da rua João Pessoa, próximo à esquina com a Júlio de Castilhos, fez um apelo para que aumentem os esforços de limpeza nos bueiros e galerias, especialmente nos bairros mais afetados pelas cheias.

Susana relatou que sua mãe, de 92 anos, mora no local há cerca de 70 anos e, com o tempo, tem enfrentado sérios prejuízos pelas enchentes. “Solicitamos por diversas vezes a limpeza das bocas de lobo na nossa rua, mas até o momento não tivemos retorno. O período de chuvas está chegando, e a situação já é bastante preocupante. Como não conseguimos que a Prefeitura realizasse a limpeza, eu me vi obrigada a fazer o trabalho por conta própria, limpando até onde foi possível, porque algumas bocas de lobo precisam ser limpas com hidrojato, o que vai além da nossa capacidade”, afirmou.

A Prefeitura de Montenegro segue com os trabalhos de limpeza das galerias, mas a demanda por mais agilidade e extensão dos serviços é crescente, especialmente com a aproximação da temporada de chuvas. Conforme o secretário Tiago Machado, a prioridade é finalizar a limpeza no conduto, e logo em seguida iniciar os trabalhos com hidrojateamento também nos bueiros.

Últimas Notícias

Destaques