Corsan/Agea se manifesta sobre reclamações dos consumidores
Após a veiculação de matéria na edição desta terça-feira, 4, do Jornal Ibiá, aumentaram as reclamações de montenegrinos sobre os altos valores cobrados na conta de água. Em resposta aos questionamentos da comunidade, a Corsan/Aegea encaminhou esclarecimentos nesta quarta-feira, 5.
A moradora Neca Maria Silveira é uma das que se dizem indignadas com o aumento. Segundo ela, em sua residência vivem dois idosos e o consumo de água é baixo, o que não justificaria o valor de R$ 415,86 cobrado na fatura de fevereiro. Situação semelhante foi relatada por Tássia Vedoi: “Veio o dobro do valor na minha conta de água, e o serviço é péssimo. Há constante falta de água e, quando vem, está suja, cor de barro.”
Outros moradores também relataram aumentos expressivos. Samuel Granvilla informou que sua conta, que normalmente gira em torno de R$ 200, veio R$ 387 este mês. Já Quelen Padilha afirmou que pagou R$ 195,50 em janeiro e agora terá que desembolsar R$ 409,75. “Nem tenho piscina”, ressaltou.
Nesta quinta-feira, 6, o vereador Talis Ferreira irá ao Ministério Público do município para protocolar um documento relatando as reclamações dos consumidores em relação à Corsa
Esclarecimentos da Corsan
Em nota, a Corsan explicou que alguns fatores podem ter influenciado no aumento das tarifas. No dia 1º de janeiro de 2025 houve um reajuste tarifário de 6,46% na tabela de serviços da companhia, conforme determinação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), órgão responsável pelo controle dos serviços de saneamento no Estado.
A empresa também orienta os consumidores a verificarem a existência de vazamentos internos, que podem impactar o valor da fatura. Outro fator apontado pela Corsan é o aumento no consumo de água durante períodos de altas temperaturas, o que pode refletir diretamente na conta.
A companhia reforça que consumidores com dúvidas sobre suas faturas devem procurar atendimento pelos canais digitais ou na loja física do município para análise individualizada. Caso seja constatada cobrança indevida, o cliente será ressarcido ou orientado sobre as providências a serem tomadas.
Em Montenegro, o atendimento presencial ocorre na unidade localizada na Rua Olavo Bilac, nº 1416, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A Corsan destaca que está à disposição da população e recomenda que os consumidores utilizem os canais de contato para esclarecimentos, registros de solicitações e denúncias, garantindo maior agilidade na solução dos problemas.
Canais para contato:
WhatsApp: (51) 99704-6644
Aplicativo Corsan (Android e iOS)
Site: www.corsan.com.br (Unidade de Atendimento Virtual)
Central de Atendimento: 0800.646.6444 (ligações gratuitas)
Para identificar possíveis vazamentos é recomendado:
Manter aberto o registro do cavalete;
Fechar todas as torneiras e não utilizar os sanitários;
Bloquear a entrada de água nas caixas d’água;
Marcar a posição dos mostradores menores do hidrômetro e conferir após uma hora se houve movimentação. Caso ocorra, pode haver um vazamento interno.