Atletas, artistas e estudantes terão auxílio para representar Montenegro

A Administração Municipal lança uma iniciativa inédita de valorização dos talentos locais. Um projeto de lei que está sendo encaminhado para a Câmara prevê a concessão de auxílio financeiro a atletas, artistas, estudantes ou equipes amadoras que representem Montenegro em competições oficiais, no território nacional ou no exterior. A verba irá custear despesas como transporte, estada, alimentação e pagamento de taxa de inscrição. O prefeito Gustavo Zanatta explica que o objetivo é incentivar o esporte, a cultura e a educação, que são importantes mecanismos de inclusão social e desenvolvimento pessoal. “São meios para o aprimoramento do ser humano e a promoção de atividades que formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, justifica.

Há mais de 20 anos a comunidade aguarda uma ação deste tipo. Em geral, quando artistas e atletas da cidade têm a oportunidade de mostrar seu talento fora de Montenegro, são obrigados a recorrer a “vaquinhas”, campanhas e pedidos de patrocínio junto às empresas. “Nem sempre conseguem e, além do sentimento pessoal de frustração, perde a cidade, que deixa de ser divulgada como o celeiro de talentos que se tornou”, reforça Zanatta.

De acordo com o projeto de lei, serão consideradas oficiais – para aplicação da lei – as competições organizadas, realizadas ou autorizadas pela entidade local, regional, nacional ou internacional que administre a respectiva modalidade esportiva, cultural ou de educação. Não poderão ser beneficiários os atletas profissionais, com remuneração pactuada em contrato formal de trabalho.

Os auxílios variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil dependendo do tipo de competição e de onde será realizada. Para receber, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de quatro anos de idade ou ser aluno regularmente matriculado em Escola Municipal e possuir residência fixa em Montenegro há mais de um ano. A votação da matéria pela Câmara de Vereadores ainda não tem data.

Para se habilitar ao recebimento do auxílio, os candidatos ou equipes deverão protocolar requerimento junto ao Protocolo Geral da Prefeitura Municipal, dirigido à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, acompanhado de cópia de documento oficial de identificação com foto, de validade nacional; comprovante de residência com mais de um ano; e histórico do atleta, artista, aluno ou equipe.

Últimas Notícias

Destaques