Apenas seis parquímetros estão em funcionamento no Centro de Montenegro

Com somente 35% dos equipamentos em boas condições, usuários precisam utilizar outros meios de pagamento

Depois de quase três meses da retomada da cobrança do Estacionamento Rotativo, em Montenegro, somente seis parquímetros, do total de 17, estavam em funcionamento pleno na tarde dessa quinta-feira, 12. Em levantamento realizado pela equipe de reportagem do Jornal Ibiá, foram constatados equipamentos desligados, em manutenção, e com “operação indisponível”.

Desde o dia 17 maio, o estacionamento rotativo voltou a funcionar na cidade. Ao longo das ruas Ramiro Barcelos, João Pessoa e Capitão Cruz, 17 parquímetros estão disponíveis para que os condutores paguem por meio de cartões pré-pagos, cartão de crédito e débito ou via moedas pelo uso da vaga.

Ainda que o sistema seja de fácil uso, alguns problemas com a manutenção dos parquímetros fazem com que os usuários realizem o pagamento de outras formas. “Eu acho mais complicado, e fora que muitos eles danificam, as pessoas à noite e vândalos”, declara Letícia Reck.

Letícia trabalha na Ramiro Barcelos, e utiliza diariamente o serviço. Ela relata que chegou a usar os parquímetros logo no início da cobrança, porém há diversos empecilhos, como precisar estar sempre com moedas. “Eu faço pré-pago. Eu sempre pago R$ 10,00 e elas (monitoras) fazem pra mim”, diz. Ela acredita que deste modo seja mais prático.

No final da tarde de quinta-feira, 12, Leonir Gomes estacionou seu veículo a poucos metros de um parquímetro. Ao invés de utilizar o equipamento, foi ao encontro de uma monitora. “Acho mais fácil, porque elas já estão nas ruas”, diz. Ele ainda declara que como usa pouco as vagas, prefere a praticidade de falar com um monitor e evitar o equipamento.

Além dos monitores que andam pelas ruas, os motoristas também podem utilizar o sistema através de postos de venda, na forma digital ou utilizando tickets. Entretanto, é essencial que todos os parquímetros estejam em pleno funcionamento, o que é assegurado através de contrato.

Empresa alega estar em “pleno controle” dos equipamentos
A reportagem do Ibiá entrou em contato com a empresa Serbert, responsável pelo serviço, e recebeu como retorno que a empresa “tem pleno controle de todos os equipamentos da cidade em tempo real”. Ainda segundo a Serbert, 12 dos equipamentos estariam em boas condições, ou seja, 70%. Entretanto, após consulta da reportagem, foi constatado que somente seis estavam funcionando, 35%. Na rua Capitão Cruz, por exemplo, apenas um dos cinco estava em boas condições.

A rua Ramiro Barcelos foi a via que apresentou melhores resultados. De sete parquímetros, três funcionavam. Já na rua João Pessoa, de cinco equipamentos, dois estavam em condições de uso. A Serbet admite que nos últimos dias os equipamentos apresentaram uma maior indisponibilidade ao usuário, devido a problemas com uma determinada peça, que não foi citada.

“O momento de pandemia, impediu que a fabricante realizasse o envio imediato. Para minimizar o impacto, estamos orientando aos monitores que permaneçam próximos aos parquímetros que ainda apresentam defeito, com o intuito de atender ao usuário que necessite de alguma ajuda para adquirir seu ticket”, diz a nota oficial.Ainda segundo a empresa, dos meios de pagamento possíveis, o digital tem 49% de uso, tickets monitores 33%, débito automático 15% e parquímetros somente 3%.

Alguns equipamentos estão totalmente desligados, enquanto outros apresentam “operação indisponível” no visor

Como utilizar o sistema
Forma digital: é preciso se cadastrar no site www.estacionamentodigital.com.br/montenegro, ou então com um monitor nas ruas onde houver a cobrança. Depois do cadastro, é necessário comprar créditos virtuais, que podem ser adquiridos com qualquer monitor nas ruas, ou nos pontos de venda, ou, ainda, no site. Depois que tiver créditos, o usuário pode utilizar a Zona Azul sem precisar se deslocar até um monitor. Pode ainda adquirir seus créditos virtuais com mensagem de celular (SMS), com aplicativo (android/iphone). Os valores adquiridos no ano passado, que sobraram antes da parada no serviço, seguem valendo.

Utilizando o parquímetro: o condutor também consegue utilizar a Zona Azul através dos parquímetros instalados em vários pontos, que funcionam por meio de cartões pré-pagos, cartão de crédito e débito ou via moedas. É possível adquirir seu cartão pré-pago nos postos de vendas credenciados ou com os monitores identificados nas ruas. Com o cartão em mãos, basta ir até o parquímetro e fazer a alocação.

Utilizando o posto de venda: através de cartão de crédito e débito, dinheiro ou do cartão pré-pago, o mesmo que se utiliza nos parquímetros, é possível fazer recarga e ativação de tempo de forma prática, uma alternativa caso o parquímetro não esteja próximo ou caso queira auxilio no posto de venda. Os créditos do cartão pré-pago não são vinculados aos créditos da conta digital via celular, eles são de uso exclusivo para postos de vendas ou parquímetro. Os pontos de venda são Banca Amuletu, Nana Variedades, Farmácia Farmapop e Fármacia Sul Brasil (Santos Dumont).

Utilizando tickets: O usuário pode utilizar a Zona Azul com tickets avulsos. Para isso, sempre que estacionar em uma vaga da Zona Azul, deve dirigir-se até um monitor identificado da empresa ou então um posto de venda e efetuar o pagamento do tempo de permanência desejado. O monitor ou posto de venda entregará seu ticket e a situação estará regular.

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