APAE promove atividades de inclusão em diversas áreas

Ações ocorreram durante a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Campanha nacional, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla também está acontecendo em Montenegro, sob cuidados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. Integrando a programação, nesta sexta-feira, 26, nos turnos da manhã e tarde, ocorrerão atividades de dança com a Bianca Leitão, diretora do Studio Bálance. Já no sábado, 27, ocorre a comunhão dos alunos, na Catedral.

Na tarde de quarta-feira, 24, os alunos da Apae participaram de oficinas de fotografia, ministradas por Anderson Machado e Artur Teixeira. Os dois profissionais já trabalham em atendimento com a Associação e explicam que a atividade contou com uma junção da informática e fotografia. Anderson explica que a proposta foi realizar a oficina com o uso da longa exposição, uma técnica fotográfica. “Temos três desenhos: um sorriso, um coração e um símbolo do infinito, que representam felicidade, amor e esperança”, explica. A ideia foi pedir para os alunos escolherem qual o “super-poder” preferiam.

Artur Teixeira e Anderson Machado ministraram a oficina com junção de informática e fotografia

Com ajuda de tablets, atividade de informática, os alunos puderam desenhar seus símbolos de super-poder em um treinamento, para, em seguida, no quadro negro, “desenharem” novamente, mas com a lanterna. Com ajuda de uma câmera e a técnica de longa exposição, os desenhos ficavam brilhantes nas imagens captadas, entusiasmando os alunos. “A gente ajuda a melhorar a função motora e visual de cada um.

Projetamos o desenho de giz no quadro e a pessoa vai com a lanterna acompanhando, o que ajuda a desenvolver sua capacidade”, destaca Anderson. Ainda, durante a semana, ocorreram diversas atividades, como almoço especial, dia de beleza proposto por voluntários, oficinas de dança e culinária além do passeio para o zoológico de Sapucaia do Sul.

“Superar barreiras para garantir inclusão”
A campanha nacional é desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto, e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. Em 2022, teve como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. Segundo a Fenapaes, o assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. Algumas delas são urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, comunicações e também na tecnologia. Contudo, vale lembrar que as dificuldades de maior impacto vêm com atitudes de terceiros para com os especiais, que prejudicam sua participação em igualdade de condições e oportunidades.

Anderson destaca que a Semana desenvolve ações especiais voltadas ao público da Apae. “A importância é exercitar eles. Trazer melhorias e novidades para dentro da instituição, poder fazer algo diferente do que a gente faz sempre”, explica. “É sobre a inclusão, utilizando a estrutura da escola e os professores, trazendo mais oficinas para dentro da escola. Essas crianças precisam ter acesso a coisas diferentes”, acrescenta Artur. Anderson ainda relembra que é fundamental que haja igualdade, de uma vez por todas. “Queremos mostrar que uma atividade é para todo mundo. A palavra que a gente pode deixar é democratização. Mostrar que a criança pode fotografar, correr, cozinhar. A gente tem que parar de limitar as coisas para pessoas que a sociedade julga normal. Queremos trazer a igualdade social para dentro da Apae”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques